Erupção de vulcão provoca retirada de 19 mil no oeste da Indonésia

Mais de 19 mil pessoas precisaram ser retiradas de vilarejos na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, após um novo aumento da atividade do vulcão Monte Sinabung, que está há meses em erupção. Desde novembro, o Conselho Nacional para a Gestão de Desastres decretou alerta máximo na região. O órgão divulgou em seu último […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de 19 mil pessoas precisaram ser retiradas de vilarejos na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, após um novo aumento da atividade do vulcão Monte Sinabung, que está há meses em erupção. Desde novembro, o Conselho Nacional para a Gestão de Desastres decretou alerta máximo na região.

O órgão divulgou em seu último relatório que 19.126 pessoas foram levadas para 31 centros de evacuação estabelecidos pelo governo local. O governo enviou policiais e militares para as áreas de risco para retirar os moradores que ainda insistem em ficar em suas casas.

A atividade voltou a aumentar na noite de segunda (30), quando pedras e cinzas foram lançadas e provocaram uma coluna de poeira e fumaça que chegou a 7.000 metros de altitude.

A Indonésia está localizada sobre o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 são qualificados como perigosos.

Conteúdos relacionados