Donos de veículos devolvidos pela Bolívia serão notificados por telefone

Os donos ou seguradoras responsáveis pelos 493 veículos devolvidos ao Brasil pela Bolívia serão comunicados por telefone, e deverão comparecer à delegacia para conseguir retomar a propriedade do bem. O procedimento, porém, ainda deve demorar, já que a maioria dos veículos ainda se encontra em território boliviano, e o prazo para a chegada em Campo Grande […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os donos ou seguradoras responsáveis pelos 493 veículos devolvidos ao Brasil pela Bolívia serão comunicados por telefone, e deverão comparecer à delegacia para conseguir retomar a propriedade do bem. O procedimento, porém, ainda deve demorar, já que a maioria dos veículos ainda se encontra em território boliviano, e o prazo para a chegada em Campo Grande é de até três semanas.

São 483 motocicletas e carros que ainda se encontram na Bolívia, aguardando a liberação legal no país vizinho. Os veículos então serão encaminhados para a Receita Federal de Corumbá, onde é feito um ato de internalização (que regulariza a entrada no Brasil), e depois para a Defurv (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos).

O primeiro lote, com 10 veículos, está em território brasileiro, na Receita Federal em Corumbá, e deve ser liberado na manhã de sexta-feira (1º), segundo Eduardo Fujita, inspetor-chefe da Receita na cidade.

“Estamos aguardando a parte burocrática da Bolívia, para poder proceder com os procedimentos técnicos, e passar para a devolução aos proprietários”, avaliou a delegada Maria de Lourdes Souza Cano, titular da Defurv. Todos os carros e motos devem chegar à Capital nas próximas três semanas.

Chegando a Corumbá, os veículos passarão pela Receita Federal, que realizará a liberação para a Defurv. Na delegacia será feita uma perícia em cada veículo, com base no sistema Renavam e no chassi, que identifica o proprietário dos carros ou motos.

“Nós entraremos em contato, por telefone, com os proprietários, que deverão comparecer com os documentos necessários, para poder recuperar o veículo”, explicou Maria de Lourdes.

Na quarta-feira (25), em cerimônia realizada na Armada Boliviana, em Puerto Quijarro, na fronteira de Corumbá (MS) com a Bolívia, foi oficializada a devolução de veículos identificados e apreendidos com denúncia de roubo ou furto no Brasil e que estavam sob custódia do governo da Bolívia.

Participaram da solenidade o ministro de Governo da Bolívia, Juan Ramón Quintana; o vice-chanceler Juan Carlos Alurralde; a presidente da Adauana boliviana, Marlene Ardaya, autoridades policiais e políticas da fronteira; o ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo; o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini; embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato; o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte e a cúpula da Segurança Pública em Mato Grosso do Sul.

O programa de legalização de veículos sem documentação, localizados em território boliviano, foi instituído pelo governo daquele País por meio da Lei nº 133, de 08 de junho de 2011.

Conteúdos relacionados