Dia Mundial sem Tabaco terá atividades culturais em Campo Grande

Em Campo Grande, cerca de 30% dos pacientes que são acometidos por doenças do aparelho respiratório chegam a óbito. O cigarro é um dos elementos que contribuem para com essa triste realidade. Na próxima sexta-feira (31), é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Para lembrar a data, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Campo Grande, cerca de 30% dos pacientes que são acometidos por doenças do aparelho respiratório chegam a óbito. O cigarro é um dos elementos que contribuem para com essa triste realidade. Na próxima sexta-feira (31), é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Para lembrar a data, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), promoveu nesta manhã, na UBSF “Benjamim Asato”, no Portal do Sol, atividades culturais para marcar o dia, já que será ponto facultativo nos órgãos públicos municipais. O prefeito Alcides Bernal (PP), que acompanhou o evento para entrega da Academia ao Ar Livre instalada na unidade de saúde, fez questão de lembrar os prejuízos que o cigarro causa à vida das pessoas.

“O cigarro é um mal em todos os aspectos, desde a questão da saúde da pessoa, que acaba contraindo uma série de problemas a partir desse vício, até a questão financeira, já que não custa barato alimentar esse vício. Quem aqui não conhece alguém que chegou a falecer por causa de alguma doença relacionada ao cigarro? É triste essa realidade. A pessoa que fuma acaba por afetar toda a família. Se pararmos para pensar que uma carteira de cigarro, que custa em média R$ 5, dependendo da marca do cigarro, poderia ser investido no pão e no leite da família, fica mais fácil entender como esse vício leva a pessoa a ter prejuízos financeiros também, além de todos os outros”, ressaltou o prefeito, que fez questão de destacar que a saúde é prioridade em sua gestão e de que a Prefeitura vai garantir ferramentas para todos aqueles que buscarem a qualidade de vida.

O chefe do executivo Municipal destacou as ações do programa do Tabagismo, desenvolvido pela Sesau. “O primeiro passo para quem deseja largar esse vício é reconhecer o mal que o cigarro faz. Nós, como poder público devemos ser o indutor das boas práticas e também oferecer o apoio que essas pessoas precisam para largar o vício. É isso que o programa da prefeitura faz. Estamos engajados neste propósito e cada pessoa que recebe o certificado do programa, atestando que aquele cidadão parou definitivamente de fumar, nos dá a sensação de dever cumprido”, ressaltou Alcides Bernal (PP).

A gerente do Programa do Tabagismo da Sesau, Maria Leonete Simioli conta que uma média de cerca de 220 pessoas procuram todos os meses o programa, que é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e alguns hospitais conveniados como a Santa Casa, Hospital Universitário e Clínica Campo Grande. “Significa mais 220 pessoas que estão procurando deixar o cigarro. Destes, 25% conseguem parar de fumar com um mês de acompanhamento”, disse ela. O programa, que existe desde 2005, oferece ao paciente apoio de profissionais da psicologia e assistência social, como também medicamento, adesivo para reposição de nicotina e a pastilha de nicotina. Os pacientes são divididos por grupos, que recebem todo o amparo feito por profissionais capacitados neste sentido.

A copeira Aparecida Olegária da Silva, de 58 anos, recebeu das mãos do prefeito o certificado do programa. A paciente fumou por mais de 40 anos e, em poucos meses participando do programa da Sesau, conseguiu abandonar o vício. “Eu tentei várias vezes deixar o cigarro. Mas nada dava certo. Entrei para o programa no final do ano passado e há seis meses não coloco um cigarro na boca. Esse apoio que recebemos da Sesau é essencial. A equipe nos motiva a não desistir do nosso propósito e hoje estou aqui, recebendo um documento que reconhece o meu esforço. Vale a pena participar do programa e fico feliz por ter no poder público essa ajuda que certamente vai garantir a minha vida, no sentido literal da palavra”, desabafa a moradora do bairro Aero Rancho.

O evento, que teve início às 8 horas, contou com apresentação cultural feita pelo Coral do Cras Rosa Adri, no bairro Dom Antonio Barbosa.

Academia ao Ar Livre

Os moradores do Parque do Sol e bairros do entorno como Dom Antonio Barbosa, Lageado, Jardim Colorado e José Teruel poderão a partir de agora contar com os equipamentos da Academia ao Ar Livre, que foi entregue nesta terça-feira (28) pelo prefeito Alcides Bernal (PP). A operadora de caixa Rose Freitas, de 38 anos, disse que há cinco anos esperaram que a Prefeitura incluísse a região na programação de benfeitorias. “A gente foi esquecido por aqui. Era até revoltante a gente ver academia sendo inaugurada em um monte de bairros mais centrais, em que as pessoas têm mais condição para ter acesso aos parques e academias particulares. E, aqui nada. É muito bom receber em poucos meses da administração do Bernal esse presente”, disse a moradora do Jardim Colorado, que fez questão de acompanhar a solenidade para conferir os equipamentos.

Já o aposentado José de Oliveira, de 53 anos, ressaltou a importância dos equipamentos para uma mudança na rotina dos moradores da região. “Aqui tem muita violência e até caminhar a gente fica com medo por causa da precariedade da segurança pública na região. A academia aqui dentro da unidade de saúde será uma alternativa valiosa pra gente. Quando chega certa idade os problemas de saúde começam a aparecer e a atividade física acaba sendo obrigatória para quem quiser prolongar a vida. Estamos contentes com a vinda do prefeito que trouxe essa novidade para a região”, comemora o morador do bairro Parque do Sol.

Serviço

Quem tiver interesse em saber com funciona o programa do Tabagismo da Sesau pode ligar no telefone 3314-9955.

Conteúdos relacionados