Despesas em um mandato de Dilma serão maiores que nos dois de Lula

As despesas federais crescerão mais em uma mandato da presidente Dilma Rousseff do que nos dois de Luiz Inácio Lula da Silva, seu antecessor, segundo informações publicadas neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo. Decreto publicado a duas semanas autoriza gastos de R$ 948,9 bilhões neste ano com programas sociais, custeio, pessoal e investimentos, valor […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As despesas federais crescerão mais em uma mandato da presidente Dilma Rousseff do que nos dois de Luiz Inácio Lula da Silva, seu antecessor, segundo informações publicadas neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo. Decreto publicado a duas semanas autoriza gastos de R$ 948,9 bilhões neste ano com programas sociais, custeio, pessoal e investimentos, valor equivalente a 19,9% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas). O projeto de Orçamento para 2014 são 19,8% em gastos, que ainda devem ser elevados no Congresso.

De acordo com a Filha, ao longo dos dois governos de Lula, os gastos financeiros tiveram alta de 1,7 ponto percentual e fecharam em 17,4% do PIB, porcentagem que o atual governo deve ultrapassar se mantido o ritmo de alta dos primeiros dez meses de 2013 – os gastos ficariam em 19,2% do PIB. O jornal ainda afirma que o governo Dilma acelerou os gastos públicos na tentativa de estimular o consumo.

Conteúdos relacionados