Desfile de moda ensina mulheres com câncer como usar lenços para manter autoestima

Aprender formas diferentes de usar lenços, se maquiar sozinha, e desfilar com direito a fotografia profissional. Quem não quer se sentir uma estrela? É dessa forma que a Fundação Carmem Prudente em parceria com o laboratório AstraZeneca realiza a Campanha Encontro com a Autoestima, que tem como objetivo ajudar mulheres com câncer de mama a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aprender formas diferentes de usar lenços, se maquiar sozinha, e desfilar com direito a fotografia profissional. Quem não quer se sentir uma estrela? É dessa forma que a Fundação Carmem Prudente em parceria com o laboratório AstraZeneca realiza a Campanha Encontro com a Autoestima, que tem como objetivo ajudar mulheres com câncer de mama a recuperarem a alegria de viver. Em Campo Grande a ação acontece nesta sexta-feira (1⁰), das 9h às 12h, no saguão principal do Hospital Alfredo Abrão, localizado na rua Marechal Rondon, 1053, Centro.

O tratamento para combater o câncer de mama é muito dolorido e devastador para as mulheres. Ao verem o corpo mudar, seja engordando ou emagrecendo devido ao uso dos medicamentos, o cabelo cair, e todo o sofrimento que a quimioterapia causa, muitas perdem a autoestima e até o estímulo de viver, e por consequência, lutar contra a doença.

Sabendo disso, a Fundação Carmem Prudente em parceria com o laboratório AstraZeneca realiza a campanha que faz com que as mulheres passem a se enxergar novamente e se sentirem vencedoras.

“Quando se descobre que está com câncer é impossível não sentir medo. Muitas de nós passamos por cirurgias, perdemos os cabelos, temos perda ou ganho de peso e, com toda essa mudança, perdemos também o nosso sorriso e a nossa alegria. Tudo isso mexe com a vaidade. Os eventos da Campanha Autoestima, sobre produção fotográfica, maquiagem e as diversas formas de usar lenços e acessórios, além da troca de experiências com outras mulheres, nos fazem ver que a cada dia podemos estar diferentes. Percebemos que somos mais fortes do que imaginávamos. Descobrimos que a felicidade deve ser buscada constantemente, nos olhando no espelho e nos sentindo vencedoras todos os dias”, afirma Daniela Ricardo, responsável pela palestra.

A cada encontro, as convidadas assistem à palestra de uma ex-paciente e têm a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas. A programação conta ainda com um desfile de moda, em que as mulheres são incentivadas a usar acessórios e posar para um fotógrafo profissional na ‘Passarela da Vida’. Durante o encontro, as participantes recebem ainda informações em um material exclusivo, com informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença.

“Nosso foco é trabalhar a humanização, o resgate e manutenção da autoestima, que muitas vezes é difícil de ser restabelecido. Acreditamos que com isso, as mulheres ganham mais confiança para superar as dificuldades. E a melhor maneira que vimos para conseguir isso foi propiciar às pacientes um espaço confortável para compartilhar seus sentimentos e transformar a situação em que vivem”, afirma Simone Rocha, Gerente de Grupo Oncologia da AstraZeneca.

O projeto já realizou 96 ações, com a participação de aproximadamente 3,2 mil pacientes e cuidadores. Somente em 2012 foram realizadas 25 ações, com a participação de 992 pacientes.

Conteúdos relacionados