Deputado parabeniza PT e exalta capacidade de organização social do partido

Na última semana o deputado estadual Laerte Tetila (PT) fez discurso na Assembleia Legislativa onde parabenizou o Partido dos Trabalhadores – PT pelos 33 anos de existência. Tetila é militante filiado desde 1988 e apresentou na tribuna os principais avanços que o partido representou para o país nos últimos 10 anos. No discurso do deputado, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na última semana o deputado estadual Laerte Tetila (PT) fez discurso na Assembleia Legislativa onde parabenizou o Partido dos Trabalhadores – PT pelos 33 anos de existência. Tetila é militante filiado desde 1988 e apresentou na tribuna os principais avanços que o partido representou para o país nos últimos 10 anos.

No discurso do deputado, foram lembrados desde aspectos econômicos, até os sociais, com ênfase para a redução dos índices de pobreza. “Nessa última década, a nação brasileira está demonstrando que a desigualdade social não é um fatalismo inevitável. De 2003 para cá, a renda dos 50% mais pobres cresceu 68% e, no que melhorou a renda, melhorou o consumo e a geração de emprego. A previsão é a de que a desigualdade continue a cair, em decorrência das políticas públicas de transferência de renda praticadas no Brasil”, lembrou Tetila.

Citando a revista britânica The Economist, Tetila falou sobre o Bolsa Família como modelo para outros países do mundo e não esqueceu do aquecimento do mercado de trabalho. “Para se ter uma ideia, a taxa de desemprego diminuiu para menos da metade, de 2003 para cá, passando de 12,.4 % para 4.6 % (dez/2012) – menor taxa de desemprego do país, desde 2002 e também uma das menores do mundo”, comentou.

Indústria forte, investimentos pesados do governo, uma política monetária séria e comprometida com o social, na opinião do deputado, também estão transformando para melhor a realidade do Brasil.

Outro ponto positivo levantado pelo parlamentar petista foi o salário mínimo, que passou por um aumento real de 74%, “desmistificando a infeliz ideia de que esse aumento quebraria a Previdência Social e os pequenos municípios”, relembrou Tetila, quando se referiu à críticas que tal política gerou na época de sua implantação. “E seguirá crescendo, com a previsão de aumento real acima de 100%, já no próximo ano”, completou.

O futuro

“Quanto a nós, petistas, sabemos que temos muito que avançar, com rumos a corrigir e aperfeiçoar. Sabemos da luta que ainda temos pela frente para continuar permitindo que milhões de brasileiros conquistem e consolidem, no dia a dia, a sagrada condição de cidadãos”, disse o deputado.

Para finalizar, Tetila discursou que “em sua trajetória de trinta e três anos de existência, o que o PT tem para celebrar é a sua capacidade de organizar a sociedade, de dar vez e voz, democraticamente, a todos os segmentos da sociedade brasileira, porém, sem perder de vista as políticas públicas pacificadoras, transformadoras – esperança de vida e de dignidade para milhões de brasileiros e brasileiras, cujo exemplo já se espalha pelo mundo”.

Após o discurso, Tetila, com 25 anos de partido foi saudado por colegas de partido e por deputados de outras legendas que enviaram através dele, saudações para o senador Delcidio do Amaral, para o ex-presidente Lula e para a presidenta Dilma Roussef, que são figuras de prestígio internacional dentro do PT.

Conteúdos relacionados