Delcídio diz que nova ferrovia vai baratear frete e reduzir custo dos alimentos
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) comemorou a decisão do governo federal de dar início ao processo de implantação do ramal que vai ligar a Ferrovia Norte-Sul – no trecho em que ela corta o estado de Goiás – a Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira, 14 de outubro, foi publicada no Diário Oficial da […]
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O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) comemorou a decisão do governo federal de dar início ao processo de implantação do ramal que vai ligar a Ferrovia Norte-Sul – no trecho em que ela corta o estado de Goiás – a Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira, 14 de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União uma resolução do Conselho Nacional de Desestatização com as regras para a concorrência pública que vai definir as empresas que executarão a obra e explorarão o ramal pelo prazo mínimo de 35 anos. O investimento será de R$ 4,2 bilhões e a ganhadora terá prazo de 5 anos para concluir os serviços.
“Agora, mais do que nunca, estamos caminhando para a concretização desse projeto, detalhado pelo presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, quando esteve em Campo Grande, a nosso convite, no dia 16 de agosto, para participar de uma audiência pública na Assembléia Legislativa. É uma ferrovia fundamental para aumentar a capacidade de escoamento da nossa produção, especialmente da Região do Bolsão, do Vale do Ivinhema e da Grande Dourados. Eu não tenho dúvida que a entrada em operação desse ramal vai reduzir, a médio prazo, o valor do frete e, consequentemente, baixar o custo dos alimentos na mesa dos brasileiros, além de tornar os nossos produtos ainda mais atrativos no mercado internacional”, afirmou o senador.
A nova ferrovia terá 1.340 km de extensão. Elas nascerá em Ouro Verde (GO), passará por Estrela D`Oeste (SP) e entrará em Mato Grosso do Sul pelo município de Brasilândia, seguindo por Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Deodápolis, Angélica e Dourados.
“Está definitivamente afastada a possibilidade do governo federal alterar o traçado, como pretendiam as autoridades de São Paulo. O ramal é nosso e vai contribuir muito para que o nosso estado continue crescendo e se desenvolvendo”, garantiu Delcídio. Ao longo dos últimos anos, ele se reuniu várias vezes com o presidente da ANTT, autoridades do Ministério dos Transportes e da Presidência da República, para mostrar a importância da ferrovia para Mato Grosso do Sul.
De acordo com o senador, o estado vai ser palco de outros investimentos do setor ferroviário.
“Mato Grosso do Sul tem o perfil adequado para receber não só esse projeto, mas também outros ramais, como o que virá do Paraná, passarão por Mundo Novo e chegará até Maracaju, e de lá para Dourados, que se transformará em um grande entroncamento ferroviário dentro de 10 anos. O maior desafio do nosso estado é a logística. E nós temos que proporcionar uma logística compatível com a pujança da nossa economia, além de facilitar a vida de quem produz”, destacou.
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