Coritiba supera Santos e encerra jejum de vitórias no Brasileiro

Sete jogos depois, o Coritiba voltou a sentir o gosto da vitória. Nesta quarta-feira, no Couto Pereira, a equipe alviverde derrotou o Santos por 1 a 0, gol marcado por Júlio César, e se reabilitou no Campeonato Brasileiro. O time paranaense não sabia o que era um triunfo desde que superou o São Paulo por […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sete jogos depois, o Coritiba voltou a sentir o gosto da vitória. Nesta quarta-feira, no Couto Pereira, a equipe alviverde derrotou o Santos por 1 a 0, gol marcado por Júlio César, e se reabilitou no Campeonato Brasileiro.

O time paranaense não sabia o que era um triunfo desde que superou o São Paulo por 2 a 0 no mesmo estádio em 8 de setembro. Desde então, viu a contratação do técnico Péricles Chamusca, que saboreia seus primeiros três pontos.

A fase complicada fez com que o Coritiba despencasse na tabela. Se no começo do Brasileiro a equipe alviverde brigou para permanecer no G-4, atualmente a zona do rebaixamento era uma realidade mais próxima. Com o triunfo desta quarta, o time de Chamusca chega a 34 pontos e abre vantagem de cinco em relação ao Criciúma, que está em 17º colocado.

Enquanto o Coritiba assume a 14ª posição, o Santos fica em oitavo, com 36 pontos, e vê a disputa pelo G-4 mais distante. O time paulista acumula sua segunda derrota seguida – ambas como visitante, sendo que a anterior foi 3 a 0 contra a Portuguesa – e tenta a recuperação em partida contra a Ponte Preta, no Pacaembu, no próximo sábado, às 21h.

Já o Coritiba tem desafio duro na próxima rodada. Também no sábado, às 18h30, o time paranaense visitará o Vitória de Ney Franco no Barradão para tentar firmar sua reabilitação no Brasileiro.

O Coritiba foi dono do primeiro tempo, trocando passes em seu campo de ataque e pressionando a defesa santista desde os primeiros minutos. Logo aos 2min, Alex teve chance de abrir o placar em cabeçada, mas Aranha fez a defesa. O meia buscava bastante o jogo e contava com a movimentação de seus companheiros de frente para envolver a marcação adversária.

O Santos tentava ameaçar em contra-ataques, mas tinha pouca produtividade. Cícero era o único jogador que criava algum perigo, como aos 26min, em que bateu falta de longe e obrigou o goleiro Vanderlei a espalmar a bola por cima do gol. A resposta do Coritiba saiu aos 34min, quando Júlio César surgiu pela direita e acertou o travessão de Aranha.

Depois do intervalo, o time da casa seguiu melhor e apostava nos avanços pelas alas para pressionar o Santos. Vendo que o time não respondia, Claudinei Oliveira sacou o nulo Everton Costa para a entrada do jovem Neílton. O Coritiba, entretanto, não esperou o visitante melhorar e abriu o placar. Aos 17min, Victor Ferraz cruzou pela direita e encontrou Júlio César do outro lado, que completou para o fundo das redes.

Mesmo com a desvantagem no placar, o Santos não foi capaz de assumir o controle do jogo para tentar a reação. O Coritiba ainda era mais contundente, e nem as entradas de Giva e Pedro Castro mudaram o cenário para a equipe visitante. Os paulistas ainda tiveram chance de igualar o placar em cobrança de falta aos 44min, mas a equipe não soube aproveitar.

Conteúdos relacionados