CNI: produção industrial em abril cai ante março
A produção da indústria em abril teve leve queda em relação a março, quando ficou em 52,8 pontos, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em abril, o índice registrou 52,9 pontos. A utilização da capacidade instalada ficou em 46 pontos em abril, o que representa um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A produção da indústria em abril teve leve queda em relação a março, quando ficou em 52,8 pontos, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em abril, o índice registrou 52,9 pontos. A utilização da capacidade instalada ficou em 46 pontos em abril, o que representa um aumento na comparação com março, quando o índice fechou em 44,4 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Aqueles acima de 50 indicam crescimento na produção, estoque maior do que o planejado e utilização da capacidade instalada superior à usual.
Os estoques da indústria voltaram a crescer, segundo a pesquisa, após sete meses de estabilidade. Em abril, o nível de estoques ficou acima do planejado, com índice 51,2 pontos. O acúmulo foi ainda mais forte para as grandes empresas, com índice de 54,2 pontos – que é, conforme a CNI, o maior desde julho de 2012. A CNI aponta que “o excesso de estoques pode ser um obstáculo à continuidade da retomada da atividade industrial nos próximos meses, embora, em abril, a atividade do setor tenha subido na comparação com março”.
Expectativa
As expectativas dos empresários brasileiros para os próximos meses, em relação à demanda, tiveram pequenos recuos em maio na comparação com abril, mostra a sondagem industrial. A perspectiva sobre demanda chegou a 59,6 pontos em maio, ante 60 1 em abril. O índice de expectativas de compras de matéria-prima também teve leve queda: passou de 57,9 em abril para 57,4 em maio. O número de empregados registrou 52,9 pontos em maio. Em abril, foi de 53 pontos.
Para as exportações, a expectativa dos empresários para os próximos seis meses apontaram otimismo, após estabilidade em abril. O índice de expectativas de quantidade exportada passou de 50,1 pontos em abril para 52,5 pontos neste mês. O levantamento foi feito entre o dia 2 e terça-feira, 14, com 1.874 empresas de todo o País, conforme a a CNI.
Número de empregados
O número de empregados na indústria brasileira em abril teve leve queda na comparação com o mês anterior. O índice passou de 50,5 em março para 50,2 em abril. O maior índice relativo ao número de empregados foi na Região Centro-Oeste (55 pontos), seguida pelo Sul (52,4 pontos). Nas demais regiões, o índice ficou abaixo de 50. O menor deles foi no Norte, com 46,1 pontos. Em relação ao porte das empresas, as maiores registraram maior índice, de 52,2 pontos. As médias ficaram com 49 pontos e as pequenas, com 46,5 pontos.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Câmara aprova orçamento de R$ 6,8 bilhões para Campo Grande em 2025
Projeto da LOA com 557 emendas foi votado nesta quinta-feira (12) em duas sessões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.