Campo Grande precisa de pelo menos mais cinco Conselhos Tutelares, segundo Conanda
As três unidades do Conselho Tutelar de Campo Grande são insuficientes para atender a população de 832.352 mil habitantes, calculada pelo último IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além do déficit de atendimento, o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes alerta para a sobrecarga dos conselheiros devido à falta de suplentes. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As três unidades do Conselho Tutelar de Campo Grande são insuficientes para atender a população de 832.352 mil habitantes, calculada pelo último IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além do déficit de atendimento, o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes alerta para a sobrecarga dos conselheiros devido à falta de suplentes.
De acordo a Resolução 139 do Conanda (Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente), a recomendação é que haja um Conselho Tutelar para cada grupo de 100 mil habitantes. Desta forma, a Capital tem um déficit de cinco unidades. Atualmente, existem apena na região do central, norte e sul, sendo o último o mais antigo com cerca de 1 mil atendimentos por dia.
Conforme o presidente do CMDCA, Donizetti Alves de Oliveira, o MPE (Ministério Público Estadual) instaurou um inquérito civil e pediu na Justiça que a Prefeitura instale mais dois conselhos tutelares na Capital. A SAS (Secretaria de Assitência Social) prevê as construções apenas para 2014.
O presidente alerta ainda para sobrecarga dos conselheiros tutelares. Conforme ele, muitos estão com férias vencidas devido à falta de suplentes para exercer a função neste período. “Estamos com déficit de cinco suplentes”, afirma.
De acordo com Donizete, as contratações e investimentos nos conselhos foram dificultados pela diminuição da dotação orçamentária destinada ao conselho, determinada pela Câmara de Vereadores em 2013. “Elas passaram de 30% para 5%”, afirma.
Até o fechamento da reportagem a assessoria de imprensa da Prefeitura não se pronunciou sobre os investimentos que serão realizados nos conselhos.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.