Brasil precisa retomar reformas para crescer mais, diz FHC

O Brasil precisa retomar o caminho das reformas para mostrar aos investidores que o país tem rumo e assim voltar a crescer de forma mais robusta e consistente, avaliou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “O Brasil não continuou no caminho das reformas”, disse nesta segunda-feira Fernando Henrique durante debate no Reuters Latin American Investment Summit. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil precisa retomar o caminho das reformas para mostrar aos investidores que o país tem rumo e assim voltar a crescer de forma mais robusta e consistente, avaliou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“O Brasil não continuou no caminho das reformas”, disse nesta segunda-feira Fernando Henrique durante debate no Reuters Latin American Investment Summit.

“Houve uma espécie de confiança demasiada em que o impulso que tinha sido dado pela estabilidade e pelo mundo (…) tinha sido suficiente para assegurar o bem-estar ‘ad aeternum’”.

Nos últimos dois anos, o Brasil cresceu bem menos do que as previsões iniciais tanto do governo como do mercado, e abaixo de outras economias emergentes, apesar de medidas de estímulo adotadas pelo Executivo federal.

Mas o ex-presidente lembrou que fazer reformas não é algo simples e que normalmente embute custos políticos.

“Tudo isso requer um esforço enorme do presidente e do governo e desgasta, você perde popularidade”, disse o ex-presidente que é do PSDB, o principal partido de oposição ao governo federal.

Como exemplo desse processo doloroso, ele citou a aprovação da medida provisória que criou um novo marco regulatório para o setor portuário do país na semana passada.

Durante seus oito anos de governo, Fernando Henrique conseguiu realizar algumas reformas importantes para a economia, como a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que ajudou a equilibrar as contas públicas, e a privatização de vários setores, como o de telefonia, que deu um impulso enorme para o segmento.

Conteúdos relacionados