Autoridades mexicanas confirmam assassinato de ex-chefe do tráfico

Autoridades mexicanas confirmaram neste sábado o assassinato, durante uma festa familiar, do ex-chefe do tráfico Francisco Rafael Arellano Félix, o mais velho dos irmãos líderes do cartel de Tijuana (noroeste), que cumpriu penas por narcotráfico em Estados Unidos e México. Na noite desta sexta-feira, “foi executado Francisco Rafael Arellano Félix, 63, durante uma reunião familia…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Autoridades mexicanas confirmaram neste sábado o assassinato, durante uma festa familiar, do ex-chefe do tráfico Francisco Rafael Arellano Félix, o mais velho dos irmãos líderes do cartel de Tijuana (noroeste), que cumpriu penas por narcotráfico em Estados Unidos e México.

Na noite desta sexta-feira, “foi executado Francisco Rafael Arellano Félix, 63, durante uma reunião familiar em Cabo San Lucas”, balneário exclusivo localizado no estado da Baixa Califórnia Sul (noroeste), informou o subprocurador de investigações especiais da promotoria pública, Isaí Arias.

Arellano Félix “levou dois tiros, um no tórax e um na cabeça”, e seu corpo foi identificado na madrugada deste sábado por familiares, acrescentou o funcionário, segundo o qual ninguém foi preso pelo crime.

Francisco Rafael Arellano Félix foi detido por venda de drogas, em agosto de 1980, na cidade americana de San Diego, mas, após obter a liberdade sob fiança, fugiu para o México.

Em 1993, foi detido naquele país e preso sob a acusação de tráfico de drogas, sendo extraditado para os Estados Unidos em 2006, onde cumpriu seis anos de prisão após se declarar culpado por ter vendido drogas para um agente americano disfarçado. Em 2008, foi libertado por bom comportamento, segundo sua defesa, e repatriado.

Outro dos irmãos Arellano Félix, Ramón, foi morto em um tiroteio em 2002, e três mais estão presos: Benjamín (em 2002), Francisco Javier (2006) e Eduardo (2008), condenado em agosto passado, na Califórnia, a 15 anos de prisão por lavagem de dezenas de milhões de dólares do narcotráfico.

O poder dos Arellano Félix diminuiu nos últimos anos, embora eles controlem parte da fronteira que divide os estados da Baixa Califórnia Norte, no México, e Califórnia, nos Estados Unidos, segundo especialistas.

Atualmente, o cartel seria dirigido por Enedina, uma das irmãs Arellano Félix, e seu filho Fernando, conhecido como “O Engenheiro”.

Conteúdos relacionados