Autoridades do Paraguai prometem ação para garantir transparência nas eleições de abril
A menos de dois meses das eleições gerais, as autoridades do Paraguai intensificam os contatos com representantes da América Latina e do Caribe da Rede para apresentar as medidas que serão adotadas para evitar fraudes no processo. As eleições no país ocorrerão em 21 de abril. Desde junho de 2012, o Paraguai está suspenso do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A menos de dois meses das eleições gerais, as autoridades do Paraguai intensificam os contatos com representantes da América Latina e do Caribe da Rede para apresentar as medidas que serão adotadas para evitar fraudes no processo. As eleições no país ocorrerão em 21 de abril. Desde junho de 2012, o Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) porque os líderes da região discordaram da forma como o então presidente Fernando Lugo foi destituído do poder.
Ontem (6) o ministro do Interior, Carmelo Caballero, reuniu-se com representantes estrangeiros e paraguaios de organizações não governamentais para discutir medidas destinadas a impedir as fraudes no processo eleitoral. Caballero disse que será formada uma equipe de trabalho para garantir a transparência no processo.
“Trocamos algumas ideias para que trabalhemos com segurança para maior coordenação com outras instituições, como o Ministério Público e o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral”, disse o ministro, lembrando que a polícia tem um grupo de inteligência que faz um monitoramento constante.
Marta Ferrara, da organização Sementes para a Democracia, disse que vai colaborar com a experiência em monitoramento de processo eleitoral que a entidade tem em busca da “transparência e igualdade” para os candidatos e eleitores. Os representantes das organizações que participaram ontem da reunião disseram englobar 480 entidades na América Latina e no Caribe, com cerca de 1.400 observadores internacionais.
Paralelamente, há uma missão da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) em visita ao Paraguai. O encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Assunção (que exerce o papel de embaixador), José Vidal, descreveu as reuniões como positivas.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Censo Moradias revela disparidade social na fronteira e aldeias de Mato Grosso do Sul
Diferente do restante do Estado, indígenas tem menos acesso à internet e máquina de lavar roupa
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.