Ary Barroso, autor de ‘Aquarela do Brasil’, é homenageado em doodle

Ary Barroso, autor do clássico Aquarela do Brasil que completaria 110 anos nesta quinta-feira, é homenageado em um doodle na página inicial do Google. Junto às letras que formam a palavra Google estão dois dançarinos, um homem e uma mulher, caracterizados como sambistas, e próximos a um piano, em remissão à carreira de sucesso como […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ary Barroso, autor do clássico Aquarela do Brasil que completaria 110 anos nesta quinta-feira, é homenageado em um doodle na página inicial do Google. Junto às letras que formam a palavra Google estão dois dançarinos, um homem e uma mulher, caracterizados como sambistas, e próximos a um piano, em remissão à carreira de sucesso como compositor de clássicos do samba de raiz.

Mineiro de Ubá, Ary Barroso mudou-se para o Rio de janeiro aos 17 anos para estudar Direito. Nos anos 30, o sambista começou a carreira de compositor no teatro carioca. É autor de Aquarela do Brasil, um dos ícones da música brasileira. Nas décadas de 1940 e 1950, compôs vários sucessos para Carmen Miranda.

Compositor mais representativo da era do rádio e o maior nome do samba-exaltação, Ary Barroso teve um começo difícil. O sambista ficou órfão aos 7 anos e foi criado pelas tias-avós, que queriam fazê-lo pianista de concerto. Aos 12 anos, já trabalhava no cinema de Ubá, acompanhando ao piano os filmes mudos exibidos. Aos 18, ganhou uma pequena herança e partiu da cidadezinha mineira para estudar Direito no Rio de Janeiro.

Levou nove anos para se formar e nunca exerceu a profissão. Para se sustentar, tocava piano em cinemas e cabarés, na época em que o teatro musical estava em ascensão. Em 1944, visitou os Estados Unidos, musicando o filme Você já foi à Bahia?, de Walt Disney, o que lhe valeu o diploma da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood.

Ary Barroso morreu no Rio de Janeiro em 1964, de cirrose hepática decorrente de alcoolismo.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais.

Conteúdos relacionados