Apple é a marca mais influente do mundo à frente da Coca-Cola, diz pesquisa

A Apple se tornou em 2013 a marca mais influente do mundo, à frente da Coca-Cola, segundo o ranking anual de uma consultora americana que leva em conta o seu valor de mercado. Desde 2000, quando foi publicada pela primeira vez esta lista compilada pela consultoria Interbrand sobre as “melhores marcas do mundo”, a Coca-Cola […]

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A Apple se tornou em 2013 a marca mais influente do mundo, à frente da Coca-Cola, segundo o ranking anual de uma consultora americana que leva em conta o seu valor de mercado. Desde 2000, quando foi publicada pela primeira vez esta lista compilada pela consultoria Interbrand sobre as “melhores marcas do mundo”, a Coca-Cola sempre foi a número 1.

A Apple, fabricante do iPhone, vale atualmente 98,3 bilhões de dólares, um aumento de 28% em relação ao ano passado, de acordo com a Interbrand. Em segundo lugar aparece outro nome da nova economia, o Google, o gigante da internet no valor de 93,2 bilhões de dólares (+34%). A Coca-Cola aparece em terceiro lugar (79,2 bilhões, +2%). As gigantes IBM (+4%, 78,8 bilhões) e Microsoft (+3%, 59,5 bilhões) aparecem, respectivamente, em quarto e quinto lugar.

“De vez em quando uma empresa muda as nossas vidas, não só com os seus produtos, mas com seu espírito”, declarou Jez Frampton, CEO da Interbrand, em um comunicado para explicar a ascensão da Apple. “Para manter a sua posição como número um no próximo ano, a Apple terá que parar sua rival Samsung”, a fabricante coreana de celulares que está ganhando grandes quotas de mercado, segundo Frampton.

Entre as dez primeiras marcas do ranking, seis são da área de tecnologia: além da Apple, Google, IBM e Microsoft, também aparecem Samsung (8) e Intel (9). A montadora Toyota é a 10ª, seguida de perto por suas rivais alemães Mercedes-Benz (11º) e BMW (12).

O ranking também reflete o declínio de algumas das principais marcas, como o BlackBerry, que desapareceu do Top-100. A Nokia também caiu da 13ª posição para 57ª em apenas dois anos. O Facebook (52ª) é a marca que mais subiu no ranking de 2013, com um valor que aumentou 43%, para 7,7 bilhões.

Entre as marcas europeias, a espanhola Zara subiu um posto, a 36ª, e é avaliada em 10,8 bilhões de dólares (14%), de acordo com a consultoria. Entre as marcas que aparecem pela primeira vez no Top 100 estão a Discovery (70) e a Chevrolet (89).

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