Vigilância em Saúde de Dourados ganha prêmio estadual
O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados, setor da prefeitura ligado à Secretaria Municipal de Saúde, ganhou prêmio por apresentar uma das três melhores experiências em saúde pública de Mato Grosso do Sul. A experiência apresentada por Dourados durante o Congresso Estadual de Secretários de Saúde (Cossems), realizado em Campo Grande nos dias 2 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados, setor da prefeitura ligado à Secretaria Municipal de Saúde, ganhou prêmio por apresentar uma das três melhores experiências em saúde pública de Mato Grosso do Sul.
A experiência apresentada por Dourados durante o Congresso Estadual de Secretários de Saúde (Cossems), realizado em Campo Grande nos dias 2 e 3 deste mês, foi a Ação Compartilhada de Vigilância em Saúde – uma estratégia de interligação da Vigilância com Atenção Primária.
O Congresso contou com a presença de profissionais de saúde de todo o Estado e do Ministério da Saúde. Além das palestras e conferências, aconteceu a mostra de experiências municipais em saúde pública.
Durante a mostra, os trabalhos de todos os municípios do Estado foram avaliados por uma comissão julgadora que levou em conta, a aplicabilidade dos trabalhos, os custos- benefícios e a consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde. Os três melhores trabalhos foram pré-inscritos na Mostra Nacional de Experiência Municipais de Saúde Pública que acontecerá em Maceió (AL), em maio.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, o trabalho do Departamento de Vigilância em Saúde, descreveu a metodologia e resultados empregados durante o ano de 2011 pelas Ações Compartilhadas de Vigilância em Saúde, adotadas em Dourados pela atual administração municipal.
As três melhores mostras serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e podem ser indicados como política de saúde pública para ser aplicada no Brasil. “A equipe está bastante motivada, porque é uma compensação depois de muito trabalho”, destaca Eduardo.
Ele lembra que as ações compartilhadas feitas em Dourados, são trabalhos simples, que trazem resultados práticos, ajuda a população e não onera o poder público. “Estamos confiantes que Dourados finalmente tem a chance de sobressair em nível nacional com uma estratégia de saúde simples, prática e quase sem custo nenhum”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.