Vigilância em Saúde de Dourados ganha prêmio estadual

O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados, setor da prefeitura ligado à Secretaria Municipal de Saúde, ganhou prêmio por apresentar uma das três melhores experiências em saúde pública de Mato Grosso do Sul. A experiência apresentada por Dourados durante o Congresso Estadual de Secretários de Saúde (Cossems), realizado em Campo Grande nos dias 2 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados, setor da prefeitura ligado à Secretaria Municipal de Saúde, ganhou prêmio por apresentar uma das três melhores experiências em saúde pública de Mato Grosso do Sul.

A experiência apresentada por Dourados durante o Congresso Estadual de Secretários de Saúde (Cossems), realizado em Campo Grande nos dias 2 e 3 deste mês, foi a Ação Compartilhada de Vigilância em Saúde – uma estratégia de interligação da Vigilância com Atenção Primária.

O Congresso contou com a presença de profissionais de saúde de todo o Estado e do Ministério da Saúde. Além das palestras e conferências, aconteceu a mostra de experiências municipais em saúde pública.

Durante a mostra, os trabalhos de todos os municípios do Estado foram avaliados por uma comissão julgadora que levou em conta, a aplicabilidade dos trabalhos, os custos- benefícios e a consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde. Os três melhores trabalhos foram pré-inscritos na Mostra Nacional de Experiência Municipais de Saúde Pública que acontecerá em Maceió (AL), em maio.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, o trabalho do Departamento de Vigilância em Saúde, descreveu a metodologia e resultados empregados durante o ano de 2011 pelas Ações Compartilhadas de Vigilância em Saúde, adotadas em Dourados pela atual administração municipal.

As três melhores mostras serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e podem ser indicados como política de saúde pública para ser aplicada no Brasil. “A equipe está bastante motivada, porque é uma compensação depois de muito trabalho”, destaca Eduardo.

Ele lembra que as ações compartilhadas feitas em Dourados, são trabalhos simples, que trazem resultados práticos, ajuda a população e não onera o poder público. “Estamos confiantes que Dourados finalmente tem a chance de sobressair em nível nacional com uma estratégia de saúde simples, prática e quase sem custo nenhum”, afirmou.

Conteúdos relacionados