Via SiSU, inscrições para UEMS se encerram amanhã

Os interessados em estudar em um dos 53 cursos oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), presente em 15 cidades do MS, têm até amanhã (12) às 22h59, no horário do estado, para fazerem sua inscrição. São 2.370 vagas oferecidas sendo que o estudante deve fazer duas opções de curso, podendo ser […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os interessados em estudar em um dos 53 cursos oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), presente em 15 cidades do MS, têm até amanhã (12) às 22h59, no horário do estado, para fazerem sua inscrição.

São 2.370 vagas oferecidas sendo que o estudante deve fazer duas opções de curso, podendo ser na mesma universidade ou não. “Até o momento em que o Sistema será encerrado, o aluno poderá alterar as opções, porém, pedimos para que o candidato não deixe para o último minuto, pois podem ocorrer problemas com a conexão, de queda de energia ou qualquer outro contratempo”, destacou a coordenadora do processo Seletivo da UEMS, Márcia Regina Martins Alvarenga.

Márcia lembrou também que o Sistema este ano está, até então, impecável. “Não chegaram até nós problemas de acesso ou queixas de lentidão no SiSU em nenhum momento, e as evoluções positivas do Processo também precisam ser ressaltadas”.

Com a adesão da UEMS ao SiSU, os cerca de 100 mil sul-mato-grossenses que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) têm a possibilidade de concorrer a uma vaga da UEMS. Isso significa que a UEMS ampliou as possibilidades de acesso à universidade, já que nos anos anteriores, a prova do vestibular era feita apenas nas 15 cidades em que têm unidades universitárias e os candidatos precisavam pagar o valor específico para inscrição do vestibular. “Com o Enem, reduz-se os custos e se elimina a maratona de provas e viagens às quais os candidatos eram expostos”, afirmou o reitor da Instituição, Fábio Edir.

Os gestores da Universidade, após balanço realizado no processo anterior, avaliam positivamente o SiSU/UEMS pois, segundo a vice-reitora, Eleuza Ferreira Lima, “apesar de alunos de todo o Brasil participarem do processo, 85% dos matriculados na UEMS em 2011 foram sul-mato-grossenses, o que contradiz às críticas de que o SiSU/UEMS não privilegia o Estado”.

Próximas etapas

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado na chamada seguinte, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas deverão pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera do SiSU (acessar o site do MEC), que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições.

Mais informações na UEMS pelos telefones (67) 3902-2516 e 9808-8570.

 

Conteúdos relacionados