Velório de Niemeyer é fechado; familiares e amigos se despedem

O velório do arquiteto Oscar Niemeyer foi fechado à visitação pública por volta das 15h40 desta sexta-feira. Familiares e amigos próximos se despedem emocionados do arquiteto e aguardam o início do culto ecumênico, que será celebrado na sede do Palácio da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, onde, desde as 8h, centenas de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O velório do arquiteto Oscar Niemeyer foi fechado à visitação pública por volta das 15h40 desta sexta-feira. Familiares e amigos próximos se despedem emocionados do arquiteto e aguardam o início do culto ecumênico, que será celebrado na sede do Palácio da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, onde, desde as 8h, centenas de populares, amigos e autoridades estiveram para se despedir do arquiteto, morto na quarta-feira.

Entre as coroas de flores enviadas em homenagem a Niemeyer chamavam atenção a do ex-presidente de Cuba Fidel Castro e do ex-jogador Pelé. Entre os populares que estiveram no local para se despedir, havia representantes de movimentos sociais, militantes comunistas e até membros do MST. Camisas com estampas de Fidel Castro e com dizeres que remetem ao comunismo e ao socialismo também foram frequentes desde o início do dia. Sempre cercada de amigos e parentes, a viúva Vera Lúcia permaneceu boa parte do velório ao lado caixão, muito emocionada.

Ao contrário do previsto inicialmente, a família de Niemeyer autorizou a presença da imprensa no local para o ato ecumênico que será celebrado no Palácio da Cidade pelos padres Jorjão e Omar, por um rabino e por um pastor protestante. Após a celebração, o corpo segue em cortejo para o Cemitério São João Batista, em Botafogo, que fica a poucas quadras do Palácio da Cidade. O enterro deve acontecer por volta das 17h30.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Conteúdos relacionados