TRE registra baixa procura por segunda via de títulos de eleitor no último dia de prazo

Termina nesta quinta-feira (27), o último dia do prazo para a solicitação de segunda via do título de eleitor. Até o início da tarde, o Tribunal Regional Eleitoral registrou 180 solicitações. O TRE destaca que o eleitor só pode pedir a segunda via do título no seu domicílio eleitoral, ou seja, na cidade onde vota. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Termina nesta quinta-feira (27), o último dia do prazo para a solicitação de segunda via do título de eleitor. Até o início da tarde, o Tribunal Regional Eleitoral registrou 180 solicitações. O TRE destaca que o eleitor só pode pedir a segunda via do título no seu domicílio eleitoral, ou seja, na cidade onde vota.

Na impossibilidade de votar, para realizar a justificativa, o eleitor deverá procurar um cartório eleitoral antes da eleição, e solicitar uma certidão de quitação eleitoral. A partir desta sexta-feira (28), o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral já poderá solicitar a certidão.

Ana Cristina Freitas (38) conta que foi assaltada e por isso foi fazer o pedido de segunda via. “Assisti ontem na tevê informando que ia acabar o prazo, então resolvi fazer logo, mas sabia que posso votar apenas com a identidade.”.

Caso não vote, o eleitor poderá fazer a justificativa por meio de apresentação de atestado médico, em até 60 dias após as votações, ou efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 3,50 e preencher um formulário.

Conforme Edson Lira, da Central de Atendimento ao Eleitor, nos últimos dias foram feitos em média 40 solicitações de 2ª via do título.

Caso saiba a zona eleitoral, na hora da votação só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial, como a carteira de habilitação).

O eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência, precisará do número do título para preenchimento do formulário de justificativa.

Na Capital, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona das 8h às 18h. No interior, os cartórios funcionam das 12h às 19h.

Eleições

As eleições municipais acontecem no próximo dia 7 de outubro. De acordo com estimativas do TRE-MS, 1.775.061 eleitores irão às urnas para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Campo Grande, 561.630 eleitores estão aptos a votar.

Conteúdos relacionados