Tetila cobra providências da Funai para aldeias do Sul do MS
O deputado estadual Laerte Tetila (PT) denunciou, na Assembleia Legislativa, as más condições do prédio da Funai em Dourados e aproveitou para solicitar ao Governo Federal que construa um novo prédio na Reserva Indígena da cidade. Na mesma sessão, Tetila cobrou a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) sobre o término dos trabalhos de ampliação da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual Laerte Tetila (PT) denunciou, na Assembleia Legislativa, as más condições do prédio da Funai em Dourados e aproveitou para solicitar ao Governo Federal que construa um novo prédio na Reserva Indígena da cidade.
Na mesma sessão, Tetila cobrou a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) sobre o término dos trabalhos de ampliação da rede de distribuição de água potável na Aldeia Indígena Te’yikue, localizada no Município de Caarapó.
“São duas situações graves que precisam de uma solução imediata para atender a comunidade indígena das duas cidades, que estão entre as maiores do Estado”, declarou o deputado, que solicitou o auxílio do senador Delcidio do Amaral para resolver as questões.
As duas solicitações nasceram dentro dos anseios da própria comunidade. O prédio, em Dourados, é de 1978 e nunca foi reformado, apresentando problemas em toda a parte estrutural. Quando foi erguido, eram apenas dois mil índios na Reserva; hoje, são quase 13 mil, população maior do que 41 dos 78 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.
“Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento a população da Reserva de Dourados já tão duramente afetada por outros problemas, tais como alcoolismo, drogas, violência, desarranjo familiar, falta de perspectiva e desnutrição alimentar, sobretudo infantil”, justificou Tetila.
Caarapó
Já sobre Caarapó, o deputado Tetila vem cobrando informações sobre o projeto de ampliação da rede de distribuição de água potável e instalação de kits sanitários na Aldeia desde o ano passado. “Queremos saber porque o projeto foi anunciado em 2008 ainda não chegou a todas as famílias que necessitam do benefício. Agora com o companheiro Pedro Teruel esperamos que as obras sejam retomadas e que as famílias possam ter seus direitos assegurados”, disse Tetila.
Para Tetila,os indígenas informaram que falta água em aproximadamente 70% das residências e para as necessidades de rotina, como consumo e preparo de alimentos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Precisa de emprego? Funsat tem 2,1 mil vagas nesta quinta-feira
Cerca de 291 empresas de Campo Grande estão com seleção abertas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.