Suplementos para ganho de massa muscular e perda de peso causam danos ao fígado

Produtos para musculação e perda de peso são os tipo de suplementos alimentares com maior probabilidade de causar lesão hepática. É o que aponta estudo realizado nos Estados Unidos. Lesão hepática causada por medicamentos é a principal causa de retirada de drogas do mercado. Os suplementos dietéticos e fitoterápicos – que não exigem receita médica […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Produtos para musculação e perda de peso são os tipo de suplementos alimentares com maior probabilidade de causar lesão hepática. É o que aponta estudo realizado nos Estados Unidos.

Lesão hepática causada por medicamentos é a principal causa de retirada de drogas do mercado. Os suplementos dietéticos e fitoterápicos – que não exigem receita médica e podem ser comprados em farmácias ou pela internet – são utilizados por até 40% da população dos Estados Unidos, apesar de seus efeitos colaterais ainda serem pouco conhecidos.

No presente estudo, financiado pela instituição norte-americana Drug-Induced Liver Injury Network, os pesquisadores analisaram 109 casos de pacientes que pareciam ter sofrido lesão hepática causada por suplementos dietéticos. A maioria dos voluntários era do sexo masculino, brancos e com sobrepeso.

De acordo com informações publicadas pelo site US News Heath, resultados apontaram que suplementos destinados a ganho de massa muscular, assim como os indicados para perda de peso estão associados a maior probabilidade de lesão hepática. A conclusão da pesquisa foi apresentada esta semana na Digestive Disease Week, em San Diego.

“Há pouca regulamentação para muitos produtos que estão no mercado”, alerta o líder do estudo, Victor Navarro, da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia. O pesquisador sugere os dados colhidos na pesquisa conduzam a esforços mais significativos para a regulação de suplementos alimentares, sobretudo de suplementos voltados para ganho de massa muscular e perda de peso.

No entanto, o levantamento não prova que estes suplementos realmente causam danos no fígado. Os pesquisadores dizem que apenas observaram uma associação que merece investigação adicional.

Conteúdos relacionados