STF reconhece ao quinto 31ª vaga de desembargador
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a 31ª vaga de desembargador do TJ/MS (Tribunal de Justiça) é destinada ao quinto constitucional. A OAB/MS defende que ela pertence à advocacia sul-mato-grossense. Por esse motivo, a Ordem ingressou no STF para pedir o efeito suspensivo da da decisão do TJ/MS que dizia que a vaga era […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a 31ª vaga de desembargador do TJ/MS (Tribunal de Justiça) é destinada ao quinto constitucional. A OAB/MS defende que ela pertence à advocacia sul-mato-grossense. Por esse motivo, a Ordem ingressou no STF para pedir o efeito suspensivo da da decisão do TJ/MS que dizia que a vaga era da magistratura e teve o pedido deferido. A decisão do STF foi publicada no dia 8 de novembro deste ano.
A Seccional apresentou ainda contrarrazões recursais ao recurso interposto pelo MPE/MS (Ministério Público do Estado) que quer a vaga preenchida por um do seus integrantes.
Atualmente, dos 30 desembargadores do TJ/MS, três são egressos da OAB/MS e outros três oriundos do MPE. De acordo com o quinto constitucional no âmbito do TJ/MS, a vaga deve ser preenchida por respeito aos princípios da “paridade de representatividade” e da “alternância”.
O argumento da Ordem é que esta 7ª vaga destinada ao quinto, de natureza ímpar que quebra a paridade, seja da classe que se manteve inferior numericamente na história da composição do TJ, neste caso a advocacia, seguindo alguns precedentes do STF.
“Decisão esperada, que reafirma a necessidade de maior diálogo da magistratura com as demais instituições. Todos sabiam que o STF iria dizer que a vaga é do quinto”, afirmou o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte.
De acordo com o “EDITAL Nº 066.049.016/2009”, por meio do qual, em virtude da criação de dois cargos de desembargador pela Lei nº 3658, de 30 de abril de 2009, verificou-se a abertura de vaga destinada ao quinto constitucional, sendo ela reservada à OAB/MS. A outra vaga criada foi ocupada pelo então juiz Dorival Moreira dos Santos. Porém o MPE/MS quer ter direito à vaga.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.