Socialistas lideram primeiro turno das legislativas na França
O Partido Socialista, do presidente François Hollande e seus aliados Verdes venceram o primeiro turno das eleições legislativas francesas, neste domingo, e estão em condições de conquistar a maioria absoluta no segundo turno, segundo resultados finais do pleito, divulgados pelo Ministério do Interior. A maioria absoluta no segundo turno, previsto para 17 de junho, permitirá […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Partido Socialista, do presidente François Hollande e seus aliados Verdes venceram o primeiro turno das eleições legislativas francesas, neste domingo, e estão em condições de conquistar a maioria absoluta no segundo turno, segundo resultados finais do pleito, divulgados pelo Ministério do Interior.
A maioria absoluta no segundo turno, previsto para 17 de junho, permitirá a François Hollande aplicar seu programa de governo.
O bloco da esquerda – o Partido Socialista (PS), seus aliados ecologistas, e a Frente de Esquerda – obteve 46,77% dos votos; a direita conservadora – a UMP, majoritária na Câmara Baixa em fim de legislatura, e seus aliados -, 34,07%; e a Frente Nacional – extrema direita -, 13,6%.
A taxa de participação foi de 57,23%, inferior aos 60,98% do primeiro turno das legislativas de 2007.
A questão chave é saber se os socialistas e seus aliados ecologistas terão a maioria absoluta (pelo menos 289 das 577 cadeiras), ou se precisarão do apoio da esquerda radical dirigida por Jean-Luc Mélenchon, que perdeu para a ultradireitista Marine Le Pen em sua circunscrição no norte.
O premier Jean-Marc Ayrault, reeleito neste domingo em seu reduto de Nantes (oeste), de onde é prefeito, convocou uma mobilização, no próximo domingo, para dar ao presidente Hollande uma “maioria ampla, sólida e coerente” e que “a mudança seja duradoura”.
“Vendo os resultados desta noite, penso que conseguiremos maioria sem a Frente de Esquerda”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, também reeleito no primeiro turno na Normandia (noroeste).
Durante a campanha, o presidente Hollande, eleito em 6 de maio, não deixou de pedir aos franceses uma maioria confortável para “levar adiante a mudança que os franceses pediram” e cumprir suas promessas de reformar as pensões, fortalecer a educação e elevar o salário mínimo.
Fillon, candidato em uma das circunscrições de Paris, destacou que estas legislativas são “eleições muito importantes”, e pediu para que fosse evitada uma grande concentração de poder nas mãos do Partido Socialista que, além da Presidência, já controla o Senado e a grande maioria das regiões.
Cerca de 46 milhões de eleitores foram chamados às urnas para eleger os 577 deputados da Câmara Baixa do Parlamento. Segundo os institutos de pesquisa, a participação foi ligeiramente inferior a 60%, abaixo do nível registrado no primeiro turno das legislativas de 2007 (60,98%).
Para se manter no segundo turno, os candidatos devem obter, pelo menos 12,5% dos votos dos eleitores inscritos, o que no segundo turno dá lugar a uma votação entre dois, três ou inclusive quatro candidatos.
A ultradireitista Frente Nacional (FN) conseguiu um bom resultado, após os históricos 17,9% obtidos por sua líder, Marine Le Pen, no primeiro turno das eleições presidenciais, em 22 de abril.
Diante da dificuldade em obter muitos deputados, a Frente Nacional quer se manter em um máximo de circunscrições no segundo turno para atrair parte da direita, que em alguns lugares poderia se aliar a eles para deter a esquerda.
Marine Le Pen reiterou neste domingo que ambiciona uma “recomposição” da direita e se mostrou confiante de que seu partido voltará à Assembleia Nacional pela primeira vez desde 1988.
Em sua circunscrição de Hénin-Beaumont (norte), Le Pen foi a mais votada, com 42% dos votos, e disputará uma cadeira com um socialista, deixando de fora Jean-Luc Mélenchon, que ficou em terceiro.
O premier Ayrault alertou que os membros do governo derrotados nas eleições deveriam abandonar o cargo. No total se apresentavam 24 dos 34 ministros do executivo de Hollande.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.