Sistema de transporte da Capital está entre os mais seguros do país

O uso dos cartões diminuiu a ocorrência de assaltos em 86% em relação aos três primeiros meses de 2011

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O uso dos cartões diminuiu a ocorrência de assaltos em 86% em relação aos três primeiros meses de 2011

O sistema de transporte coletivo da Capital integra a lista dos mais seguros entre as capitais e cidades de médio porte do país. Com o uso dos cartões “peg fácil”, os usuários do transporte coletivo passaram a ficar menos expostos a ação de bandidos, reduzindo as ocorrências de assaltos de 172, número registrado no primeiro trimestre de 2011, para 24, no mesmo período de 2012. Para o diretor da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), João Rezende Filho, o dado tem ligação direta com a adesão da ampla maioria dos usuários ao cartão.

Rezende informou que hoje, menos de 0,5% de pessoas ainda paga a passagem em dinheiro, mas que esse índice deve ser reduzido ainda mais. “São clientes que esporadicamente utilizam o transporte público, que vem de outras cidades, além de alguns que esqueceram em casa ou extraviaram o cartão”, explicou. Para ele, as quantias irrisórias que continuarão a circular nos ônibus não despertarão interesse nos ladrões, já que estes passariam a se arriscar por pouco dinheiro.

Levantamento divulgado pela Assetur demonstram que a redução de assaltos é evidente entre os anos de 2010, 2011 e 2012. Em janeiro deste ano foram registrados cinco assaltos, contra 69 em 2011 e 107 em 2010. Em fevereiro de 2012 foram 18, em 2011 foram 51 e em 2010 foram 74 assaltos. No mês de março, foi contabilizado apenas uma ocorrência, sendo que em 2011 foram 52 e em 2010, 40 casos registrados. “Há mais de 25 dias não registramos assaltos nos 535 ônibus da nossa frota”, declarou Rezende.

Usuários contam com mais de 800 postos de venda de cartões

Os usuários do transporte coletivo em Campo Grande contam com mais de 800 postos de vendas espalhados pela cidade. De acordo com a Assetur esse número está em fase de ampliação e todo dia tem gente nova se cadastrando para revender o “peg fácil”. A assessoria informou que não há um número de postos determinados e que serão abertas novas revendas conforme a necessidade. Os usuários do transporte coletivo podem ter acesso aos pontos de revenda por meio da lista disponibilizada na página da Assetur, na internet.

Clique aqui para acessar a página com os locais de venda do “peg fácil”, na Capital.

Conteúdos relacionados