Sindicatos Rurais recebem computadores para agilizar emissão de GTA-e

Dos 69 Sindicatos Rurais do Estado, 67 receberam nesta quarta-feira (22) computadores e impressoras para facilitar e agilizar a emissão de documentos para o trânsito de animais, a GTA-e (Guia de transito Animal Eletrônica). Segundo o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, ao contrário do que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dos 69 Sindicatos Rurais do Estado, 67 receberam nesta quarta-feira (22) computadores e impressoras para facilitar e agilizar a emissão de documentos para o trânsito de animais, a GTA-e (Guia de transito Animal Eletrônica).

Segundo o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, ao contrário do que se pensa muitos sindicatos tem uma arrecadação baixa e precisam da doação para poder disponibilizar a ferramenta aos pequenos produtores.

“O estado do Mato Grosso do Sul tem cerca de 64 mil produtores, mais ou menos 5% são médios e grandes produtores, 95% são pequenos produtores. O sindicato representa todos. Tem sindicato que recebe R$ 7 mil de arrecadação ano, tem sindicato que não condição nem de manter uma secretaria”, apontou.

Por isso, a necessidade da doação. Além da entrega dos computadores e impressoras, a Famasul vai dar condições para os sindicatos rurais auxiliar o produtor. “O Senac vai prestar assessoria para que os sindicatos possam orientar os produtores a usar a ferramenta”, informou.

A doação dos computadores é resultado da intermediação da Famasul junto a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Para a emissão da nota fiscal e a GTA, a Famasul lembra que é necessário que os produtores façam um cadastro prévio junto à Sefaz e à Iagro respectivamente.

Decreto do Governo do Estado nº 13.386 de 2 de março de 2012, prevê que a nota fiscal já pode ser impressa em papel comum, sem necessidade de uso do formulário especial.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados