Semed lança caderno de estudo “Libras- Eu quero Aprender”
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) promove no dia 25 de setembro o lançamento do Caderno de Estudo “Libras: Eu quero aprender – nível básico”. O evento, que contará com a participação de autoridades, professores e alunos, acontece a partir das 19 horas, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho (Semed). A iniciativa pretende também […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) promove no dia 25 de setembro o lançamento do Caderno de Estudo “Libras: Eu quero aprender – nível básico”. O evento, que contará com a participação de autoridades, professores e alunos, acontece a partir das 19 horas, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho (Semed). A iniciativa pretende também marcar o Dia do Surdo, celebrado no dia 26 de Setembro.
Considerado o marco da luta das pessoas surdas por uma inclusão efetiva, o dia 26 de setembro é destacado pela luta das lideranças surdas na busca pelos seus direitos. Entre as conquistas já alcançadas, está a Lei Federal N. 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão.
Já o Decreto N. 5626 de 22 de dezembro de 2005 garante que a educação da pessoa com surdez no Brasil deve ser bilíngue, assegurando o acesso à educação por meio da Libras e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Esse mesmo Decreto em seu Capítulo IV, Art.14, parágrafo 1º e inciso V, propõe que as instituições de ensino apoiem “na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos”. Para cumprir esses direitos, o Núcleo de Apoio Pedagógico ao Aluno com Surdez (NAPS), da Semed está organizado em quatro atividades básicas. A primeira delas é a seleção de intérpretes de Libras-Língua Portuguesa e a segunda é o acompanhamento de intérpretes, em seguida o atendimento educacional especializado para alunos com surdez e o acompanhamento às escolas onde há alunos com surdez e cursos de Libras. O Núcleo, coordenado pela professora Dolores Alves Pereira de Britto tem por objetivo garantir também o apoio pedagógico ao educando surdo, bem como promover a formação continuada e capacitação aos profissionais da educação. De acordo com a coordenadora, o aprimoramento dos profissionais tem por finalidade ofertar o atendimento de forma mais adequada possível às necessidades linguísticas, educacionais e culturais dos alunos surdos, o que tem contribuído para a inserção deles à educação regular.
“É importante salientar que a acessibilidade à comunicação e à informação garante a apropriação de conhecimento e a formação da cidadania”, ressalta a coordenadora. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (Reme) conta com 50 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atendendo 102 alunos surdos em 30 escolas municipais e dois ceinfs (Centro de Educação Infantil). Eles dão suporte aos professores, contribuindo na comunicação do aluno e professor em sala de aula e em outras situações no interior da escola.
Em consonância com esse Decreto, desde 2004, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) oferece semestralmente cursos de Libras nos níveis Básico, Intermediário, Avançado e Práticas de Interpretação aos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), aos familiares de pessoas com surdez e comunidade interessada por entender que a educação de qualidade e a inclusão vão além da acessibilidade arquitetônica.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Câmara aprova orçamento de R$ 6,8 bilhões para Campo Grande em 2025
Projeto da LOA com 557 emendas foi votado nesta quinta-feira (12) em duas sessões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.