Saúde de Três Lagoas ultrapassa meta de vacinação antirrábica

Na campanha de vacinação, expectativa era vacinar 8.567 cães de uma população canina estimada em mais de 10,7 mil animais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na campanha de vacinação, expectativa era vacinar 8.567 cães de uma
população canina estimada em mais de 10,7 mil animais

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ultrapassou a meta esperada de imunização de cães e gatos, na Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada no último dia 24 de novembro.

Pelo relatório do coordenador municipal do CCZ, médico veterinário Antônio Luiz Teixeira Empke, entregue à secretária de Saúde, Eliane Brilhante, foram vacinados 8.698 cães e 1.143 gatos, totalizando 9.841 animais caninos e felinos.

De uma população canina estimada em torno de 10.709 animais, a meta prevista era de vacinar 8.567. No entanto, graças à organização e distribuição das equipes pelos variados pontos da Cidade, “favorecendo os donos de cães e gatos a levar seu animal de estimação até um desses postos de vacinação, conseguimos ultrapassar a meta prevista”, comentou Antônio Empke.

Segundo consta no relatório, a cobertura vacinal canina antirrábica chegou a 101,5%, ou seja, foram imunizados 8.698 animais. A superação da cobertura vacinal leva em conta a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de imunizar 8.567 cães, como explicou o coordenador do CCZ.

FELINOS

Quanto à população felina, estimada em 2.142 animais, foram vacinados apenas 53,4%, ou seja, 1.143 gatos.

“Apesar de também ser um animal doméstico de estimação, o gato tem um comportamento próprio de liberdade, tornando difícil a captura, na hora de levá-lo para ser vacinado”, observou Antônio Empke.

“Maioria dos gatos vacinados é criada em casa e possui hábitos próprios, ao contrário dos que são criados à solta. Daí o baixo número desses animais imunizados com a vacina”, completou.

Conteúdos relacionados