Samsung é investigada por abuso de poder na Coreia

A Samsung está sendo investigada na Coreia do Sul sob acusação de usar sua posição dominante no mercado contra a Apple. De acordo com o Jakarta Post, autoridades suspeitam que a empresa estaria usando seu poder para impor taxas mais elevadas de licenças para a Apple. Uma investigação similar estaria em andamento na Europa, envolvendo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Samsung está sendo investigada na Coreia do Sul sob acusação de usar sua posição dominante no mercado contra a Apple. De acordo com o Jakarta Post, autoridades suspeitam que a empresa estaria usando seu poder para impor taxas mais elevadas de licenças para a Apple.

Uma investigação similar estaria em andamento na Europa, envolvendo não só a Apple, mas outros fabricantes, em casos de licenciamento de tecnologias wireless patenteadas pela fabricante coreana.

As patentes em questão são padrões industriais que, segundo a legislação, deveriam ser licenciados a taxas razoáveis e não discriminatórias, informa o Jakarta Post.

Em 24 de agosto, a Samsung foi condenada nos Estados Unidos a pagar US$ 1 bilhão à Apple por violar patentes de smartphones e tablets. A Corte de San José, California, que examinou mais de 700 acusações envolvendo patentes da Apple, concluiu que o grupo sul-coreano violou os direitos da Apple. O tribunal rejeitou as ações da Samsung contra a Apple.

O grupo americano acusava a Samsung de violar patentes utilizadas no iPhone e iPad e pedia uma indenização total de US$ 2,75 bilhões, além da retirada do mercado de alguns produtos da companhia sul-coreana. O decisão judicial envolve vários produtos da Samsung, incluindo seu popular smartphone Samsung Galaxy e o tablet Galaxy 10, que segundo a Apple são cópias do iPhone e do iPad, respectivamente.

Na época, a Samsung reagiu afirmando que a decisão é uma “perda para o consumidor americano” e que o veredicto “não é a última palavra sobre este caso”.

Conteúdos relacionados