Revitalização de 56 casas da Vila dos ferroviários será entregue nesta sexta

O projeto Tudo de Cor, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), chega ao final. A entrega das casas revitalizadas será nesta sexta-feira, dia 18 de maio, em solenidade marcada para 9h. Este projeto conta com a parceria da Coral Tintas e da Fundação Social do Trabalho (Funsat). […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O projeto Tudo de Cor, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), chega ao final. A entrega das casas revitalizadas será nesta sexta-feira, dia 18 de maio, em solenidade marcada para 9h. Este projeto conta com a parceria da Coral Tintas e da Fundação Social do Trabalho (Funsat).

Por meio do “Tudo de Cor” foram revitalizadas as 56 casas tombadas como patrimônio histórico na rua Doutor Ferreira, popularmente conhecida como Vila dos ferroviários. Essas casas foram construídas em meados dos anos 30, período em que a via férrea era o principal meio de transporte. No local residiam os funcionários da Noroeste do Brasil (NOB).

Moradia de engenheiros e funcionários graduados, o local tornou-se, no decorrer do tempo, um dos principais pontos históricos de Campo Grande. Apesar da ação do tempo, a vila mantém parte das características originais. Esse momento, de reavivar essas casas, é um marco para a cidade, devido ao valor histórico.

O desenvolvimento deste projeto demonstra a valorização que o poder público municipal dá ao patrimônio histórico da cidade. “A comunidade que ali vive será valorizada e, com isso, o sentimento de zelo à região será despertado não somente entre os moradores, como também na população em geral, que passa a compreender o valor e a importância de um patrimônio como este”, considera o prefeito Nelson Trad Filho. A pintura das casas foi realizada por oito pintores e ajudantes, todos jovens aprendizes da Funsat.

Conteúdos relacionados