“Rei de São Paulo”, Power vence terceira no Brasil e lidera
O australiano Will Power conquistou neste domingo a vitória na São Paulo Indy 300, etapa brasileira da temporada 2012 da Fórmula Indy. Dominante ao longo de todo fim de semana, o australiano da Penske largou da pole position, liderou a maior parte das as 75 voltas e cruzou a linha de chegada à frente de […]
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O australiano Will Power conquistou neste domingo a vitória na São Paulo Indy 300, etapa brasileira da temporada 2012 da Fórmula Indy. Dominante ao longo de todo fim de semana, o australiano da Penske largou da pole position, liderou a maior parte das as 75 voltas e cruzou a linha de chegada à frente de Ryan Hunter-Reay, da Andretti, isolando-se ainda mais na liderança da classificação. O japonês Takuma Sato, que largou em 25º, foi terceiro, em corrida cujas últimas voltas foram bastante agitadas.
Com o resultado, Power segue soberano na liderança da competição: após quatro provas e três vitórias, o australiano soma 180 pontos, graças aos 53 que contabilizou em São Paulo – 50 da vitória, dois por ter liderado o maior número de voltas e um pela pole position. De quebra, ainda garantiu sua terceira vitória em três provas na cidade de São Paulo, confirmando seu favoritismo. Helio Castroneves, o vice-líder, tem 135 pontos.
Os quatro brasileiros tiveram participações discretas na prova, com Helio Castroneves (Penske) terminando em quarto, Tony Kanaan (KV Racing) em 13º, Rubens Barrichello (KV Racing) em 10º e Bia Figueiredo (Andretti) em 20º. Todos andaram entre os dez primeiros colocados da prova, sendo que Castroneves e Rubinho chegaram até mesmo a liderar. Mesmo assim, as estratégias e as paradas nos boxes atrapalharam os representantes do País.
A largada da prova aconteceu sem chuva e sem batidas no apertado S do Samba. Will Power, Dario Franchitti e Scott Dixon mantiveram as três primeiras posições, enquanto Graham Rahal (Chip Ganassi) subiu do sexto para o quarto posto. Kanaan e Barrichello mantiveram nas respectivas posições de largada nas primeiras voltas, 11º e 12º, enquanto Castroneves e Bia perderam um posto cada: 19º e 20ª.
Na oitava volta, Rubinho errou em parte do traçado e perdeu o 12º posto para o companheiro de equipe, EJ Viso. Mais tarde, caiu para 14º ao ser superado pelo francês Simon Pagenaud. Em busca de recuperação, Castroneves trocou os pneus em busca de aderência, voltando em 26º e último lugar. Tony Kanaan, enquanto isso, era o 10º colocado.
No final da 11ª volta, Ryan Hunter-Reay atacou James Hinchcliffe na Curva da Vitória e tomou o sétimo lugar de seu companheiro de Andretti com muita categoria. Neste momento, começava a garoar em parte do circuito, o que poderia mudar as estratégias das equipes.
Na 20ª volta, Scott Dixon foi para os boxes e caiu do terceiro para o 12º lugar ¿ Rahal assumiu seu posto no pódio. As trocas fizeram com que Hunter-Reay assumiu o segundo lugar, seguido de Mike Conway, Ryan Briscoe e Ed Carpente. Rubens Barrichello vinha em oitavo, mas passou pelos boxes e caiu quatro posições. Katherine Legge, que vinha bem atrás, escapou e estourou o pneu traseiro esquerdo no muro.
Enquanto disputava posição com Conway, Briscoe exagerou, perdeu a frenagem e acertou o muro, abandonando a corrida quando tentava o quinto lugar. Pela primeira vez, pace car e bandeira amarela no circuito; com tudo parado, Castroneves era oitavo, Barrichello era 10º, Kanaan era 13º e Bia era 21ª.
Na relargada, pela 26ª volta, Dario Franchitti foi tocado no S do Samba e parou na chicane. Parecia o abandono do escocês, mas a reentrada do pace car ajudou a mantê-lo vivo na corrida. Power era primeiro, com Hunter-Reay em segundo, Dixon em terceiro, Castroneves em quarto, Barrichello em quinto e Kanaan em sexto. Bia era 16ª, e Franchitti era 22º.
Na segunda relargada, pela volta 29, uma incrível disputa de brasileiros: Kanaan botou de lado, Barrichello botou do outro e os dois engoliram Castroneves, assumindo respectivamente quarto, quinto e sexto lugares. No entanto, no fim da fila, Josef Newgarden rodou na saída da Curva da Base Aérea e atingiu James Jakes, da Dale Coyne. Simona de Silvestro (HVM) e Charlie Kimball (Chip Ganassi) também se envolveram no choque, mas resistiram. Posteriormente, a suíça abandonou.
Com mais uma bandeira amarela, os brasileiros passaram por seu melhor momento na 31ª volta: Kanaan em quarto, Barrichello em quinto, Bia em sétimo e Castroneves em décimo. Largada de novo na volta 33, e o brasileiro da Penske foi subindo, chegando a oitavo quatro voltas mais tarde.
Na volta 41, Kanaan foi chamado para os boxes e voltou em 18º. Melhor para outro carro da KV, o de Rubens Barrichello, que assumiu o quarto posto. Mais atrás, Castroneves atacou Bia e tomou da piloto o sétimo lugar. Depois, na volta 45, Dixon também parou, e Rubinho saltou para o terceiro lugar. Franchitti vinha atrás, com Castroneves e Bia na sequência. Porém, Barrichello passou pelo pitlane, foi para 17º e ajudou o escocês da Chip Ganassi em terceiro.
Will Power, soberano ao longo do fim de semana, só perdeu o primeiro lugar ao parar nos boxes na 52ª volta, caindo para o 12º lugar. Neste momento, Helio Castroneves assumiu a liderança pela primeira vez, seguido do surpreendente Takuma Sato. Na volta 54, Bia atacou Graham Rahal e roubou do americano a 16ª colocação. Mais tarde, o brasileiro da Penske parou nos boxes e voltou atrás de Viso, mas errou a freada na Curva Tietê e perdeu terreno.
Bia ainda mostrou arrojo e passou Charlie Kimball na volta 58, assumindo o 14º posto. Castroneves era o quinto, com Barrichello em sexto e Kanaan em 18º. Beneficiado pelas trocas e pela estratégia de esperar por uma bandeira amarela, Scott Dixon era líder à frente de Will Power e Ryan Hunter-Reay. Deu certo: Josef Newgarden bateu, Ed Carpenter rodou, e a organização da prova levantou o alerta a 13 voltas do fim.
No entanto, o plano se virou contra o neozelandês, que retornou no 13º posto dos boxes quando rolava a bandeira amarela. Power reassumiu a ponta, com Hunter-Reay, Franchitti, Castroneves e Sato atrás. A nove voltas do fim, na relargada, Takuma Sato forçou na Curva 1 e tomou o terceiro lugar de Franchitti; porém, Mike Conway foi tocado, parou no muro e segurou muita gente atrás dele – incluindo Tony Kanaan e Bia Figueiredo. Power e Hunter-Reay lideravam, com Franchitti em quarto e Castroneves em quinto.
A cinco voltas do fim, Ed Carpenter protagonizou momento curioso ao rodar sozinho durante a passagem do pace car pelo S de Samba. Na relargada, porém, Power se manteve em primeiro, seguido de Hunter-Reay e Sato, que compuseram o pódio. Castroneves, em quarto, segurou Franchitti, que conquistou seu melhor resultado em 2012.
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