Região centro-oeste tem 37,9% das crianças com excesso de peso
Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (28) mostra que as crianças e adolescentes brasileiros têm, em média, mais excesso de peso que déficit de massa corporal. Segundo a pesquisa, 33,5% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso, contra 4,1% com déficit de massa corpórea. Na região […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (28) mostra que as crianças e adolescentes brasileiros têm, em média, mais excesso de peso que déficit de massa corporal. Segundo a pesquisa, 33,5% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso, contra 4,1% com déficit de massa corpórea. Na região centro-oeste do Brasil 37,9% das crianças estão acima do peso.
A Síntese de Indicadores Sociais 2012 diz ainda que, entre os jovens com 10 a 19 anos, um quinto ou 20,5% deles apresentam sobrepeso, contra 3,4% com “magreza” excessiva.
A obesidade (estágio superior ao sobrepeso) também foi destacada no relatório recém-lançado. Pelo menos 11,8% das meninas e 16,6% dos meninos entre 5 e 9 anos foram considerados obesos, segundo o IBGE. No grupo de 10 a 19 anos, 4,9% das crianças apresentaram quadro de obesidade.
A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que integra o relatório, aponta que 16% dos jovens no 9º ano do ensino fundamental estavam com sobrepeso quando o estudo foi realizado, em 2009. Já o déficit de massa corporal atingia só 2,9% destes jovens, número bem menor do que os com excesso de peso. Outros 7,2% estavam obesos.
A capital com maior número de estudantes do 9º ano do ensino fundamental acima do peso é Porto Alegre (20,1%), diz o IBGE. Na sequência estão Rio de Janeiro (18,3%) e Florianópolis (17,2%).
No caso das crianças de 5 a 9 anos, o excesso de peso é mais comum nas regiões Sudeste (39,7%), Centro-Oeste (37,9%) e Sul (36,3%). A situação é parecida com a encontrada entre os jovens de 10 a 19 anos – o sobrepeso é maior nas regiões Sul (26,9%), Sudeste (24,4%) e Centro-Oeste (23,9%), de acordo com o IBGE.
Notícias mais lidas agora
- Após agressão, mulher revida com pedrada e homem é socorrido perto da antiga rodoviária
- VÍDEO: em plena luz do dia, casal é flagrado em ‘momento íntimo’ em frente à Câmara em Ponta Porã
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
Últimas Notícias
Lula deve voltar ao MS no fim do mês para oficializar demarcação de terra indígena
Visita está programada para acontecer no dia 25 de novembro, em Antônio João
Prefeitura de Brasilândia adquire carro elétrico para transporte de idosos do Centro de Convivência
A empresa vencedora do pregão presencial da licitação 27/2024 possui sede em São José do Rio Preto, em São Paulo
Encontro do Proler debate a leitura em tempos de inteligência artificial em Campo Grande
A 25° edição do Encontro do Proler contará com palestras, workshops, rodas de conversa e lançamento de livros.
Ministro do STF anula condenação de prefeito do PSDB filmado com pistola
Juliano Ferro foi condenado por episódio ocorrido em uma festa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.