Reaproveitamento de alimentos é tema de curso na Cassems
Aquele pãozinho de ontem, uma banana madura que ninguém quer comer, as folhas e talos dos legumes, o pouco a mais de arroz que você fez pensando que todo mundo estava com mais fome do que o normal e até mesmo as sobras de pratos já preparados podem servir de ingredientes em uma nova receita, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aquele pãozinho de ontem, uma banana madura que ninguém quer comer, as folhas e talos dos legumes, o pouco a mais de arroz que você fez pensando que todo mundo estava com mais fome do que o normal e até mesmo as sobras de pratos já preparados podem servir de ingredientes em uma nova receita, e fazer diferença na economia doméstica. O reaproveitamento dos alimentos é tema de curso na cozinha experimental do Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, que acontece na próxima quarta (11).
Pesquisas e estudos apontam que cerca de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. No Brasil, aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que confere ao país o desonroso título de “país do desperdício”, um título nada lisonjeiro quando tantos não têm o que comer.
Para minimizar o desperdício, é preciso comprar bem, dando preferência a legumes, hortaliças e frutas da época; cuidar da conservação, com o armazenamento em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento; e ter cuidado no preparo, lavando bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição da família.
Um quarto de toda produção nacional de frutas, verduras e legumes não são aproveitados. Pouca gente sabe, mas as partes vistas como “menos nobres”, como cascas, talos e folhas dos alimentos têm grande valor nutritivo. São ricas em vitaminas (especialmente A e C), além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem apenas ao meio ambiente e à sociedade, mas também ao corpo e à mente.
Dentro do programa de nutrição preventiva da Cassems (Pronutri), beneficiárias poderão aprender a conservar os alimentos corretamente, saberão quais são indicados para serem reaproveitados e levarão para casa receitas preparadas especialmente tendo em vista o aproveitamento integral dos alimentos e seu valor nutritivo. Uma apostila com as receitas será dada a cada uma das participantes junto com um certificado de participação.
Serviço
O curso sobre reaproveitamento de sobras de alimentos acontece no dia 11 das 18h às 20h. As interessadas em participar do Programa de Nutrição Cassems devem ligar para a central de atendimento e inscrever-se pelo telefone 3314-1010. Confira a programação para os cursos do Programa de Nutrição:
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Torturada, estuprada: Jurados terão de ter ‘estômago’ para fotos e relatos do que aconteceu com criança
Julgamento terá reforço policial nos dois dias
Adolescente confessa assassinato de detento do semiaberto e é apreendido em Dourados
Ele disse que resolveu matar o desafeto porque temia pelo filho de dois meses e pela esposa
[ BASTIDORES ] Ministro reservou tempo para cantoria em MS….
… e também apressou momento com imprensa para evitar polêmicas
Plaquinha na entrada da barbearia do Senado dá o recado claro aos desavisados
Senadores têm, pela prerrogativa do mandato, prioridade no atendimento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.