Presidente afegão pede que tropas dos EUA retornem às suas bases

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu nesta quinta-feira que as tropas dos Estados Unidos deixem as áreas rurais do país e retornem às suas bases. Mais cedo, o Talebã também se pronunciou, suspendendo todas as negociações com Washington. As declarações chegam quatro dias após um soldado americano ter aberto fogo contra civis nas proximidades […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu nesta quinta-feira que as tropas dos Estados Unidos deixem as áreas rurais do país e retornem às suas bases. Mais cedo, o Talebã também se pronunciou, suspendendo todas as negociações com Washington.

As declarações chegam quatro dias após um soldado americano ter aberto fogo contra civis nas proximidades de uma base em Kandahar. De acordo com a versão mais recente do massacre, ele teria deixado as instalações militares na madrugada de domingo e invadido casas de famílias afegãs em vilarejos próximos.

O soldado, que segundo o Pentágono já foi levado de volta aos EUA, atirou contra estas famílias e matou 16 pessoas, entre elas nove crianças e três mulheres. O Talebã prometeu vingar as mortes e disse que os assassinatos foram cometidos por “selvagens americanos”.

Em reunião com o secretário americano da Defesa, Leon Panetta, que está no Afeganistão em visita surpresa, Karzai alertou ainda que as tropas afegãs devem tomar o controle da segurança nacional já em 2013.

Em outro desdobramento, um civil afegão invadiu uma das pistas na base aérea de Camp Bastion, onde o avião que trouxe Panetta ao país estava estacionado. Após bater contra uma barreira, o carro explodiu. O motorista sofreu queimaduras e foi preso, e segundo o Exército americano, Panetta e sua comitiva não sofreram ferimentos.

Conteúdos relacionados