Prefeitura libera trecho da Júlio de Castilho entre Presidente Vargas e Aero Clube

A Prefeitura liberou nesta terça-feira (19) o trânsito no trecho da avenida Júlio de Castilho entre as avenidas Presidente Vargas e Aero Clube, onde foi implantada drenagem e executado o recapeamento da pavimentação. Ainda falta construir as calçadas padronizadas e urbanizar e iluminar o canteiro central. Esses serviços podem ser feitos mesmo com a circulação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura liberou nesta terça-feira (19) o trânsito no trecho da avenida Júlio de Castilho entre as avenidas Presidente Vargas e Aero Clube, onde foi implantada drenagem e executado o recapeamento da pavimentação. Ainda falta construir as calçadas padronizadas e urbanizar e iluminar o canteiro central. Esses serviços podem ser feitos mesmo com a circulação de veículos nas duas pistas.

Junto com a liberação deste trecho da Julio Castilho, foi interditada a pista no sentido centro-bairro do trecho entre a Avenida Aero Clube e a Rua Ricardo Franco. As obras de revitalização foram interrompidas nesta pista durante a realização do Arraial de Santo Antonio para garantir uma alternativa de acesso à região da Praça do Papa. A pista do tráfego bairro/centro foi interditada na última quinta-feira. A previsão é que o serviço fique pronto em 45 dias.

Quem tem comércio onde a revitalização já foi concluída e o trânsito liberado, aposta em retomada e crescimento das vendas. A comerciante Marcela Nantes de Melo, dona há cinco anos de uma papelaria localizada no trecho entre as ruas Crisântemo e Dolores, acredita que as obras vão melhorar as condições de trânsito.

A comerciante Leila Vera Lemos, que mora na Júlio de Castilho há 30 anos, conviveu estas três décadas os problemas gerados pelos alagamento provocados pela falta de um sistema de escoamento da água da chuva. “Valeu a pena o sacrifício de enfrentar este período de interdição com movimentação de máquinas e caminhões” , comenta.

Segundo a Unidade de Programas e Projetos Especiais, que supervisiona a obra, 65% da obra de revitalização da Júlio de Castilho já estão concluídos. Foram executados metade do recapeamento asfáltico previsto (6,5 k dos 13 quilômetros) e 65% dos quatro quilômetros de drenagem previstos. O serviço está pronto entre as avenidas Capibaribe e agora entre a Presidente Vargas e a Aero Clube.

As intervenções na avenida Júlio de Castilho estão exigindo um investimento de R$ 18.364.888,59. Deste total, 95% são provenientes do Pró-Transporte e 5% do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O projeto desenvolvido pela Unidade de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura prevê intervenções que vão desde a criação de duas faixas de rolamento, incluindo faixa preferencial para o transporte público e a implantação de canteiros centrais e manutenção de canteiros existentes. Acabam as conversões à esquerda com a via recebendo laços de quadra.

Com o fim das rotatórias, serão instalados 17 conjuntos semafóricos sincronizados com a chamada onda verde. Com a revitalização, a Júlio de Castilho passará a contar com soluções de acessibilidade com a execução de 13,6 quilômetros de calçadas com piso tátil e organização visual ao longo das calçadas, por meio de paginação personalizada de faixa de dois metros, distribuição de mobiliário e rebaixamentos de meio-fio com rampas nas travessias e pontos de ônibus padronizados. Serão instalados 38 abrigos em paradas de ônibus.

No aspecto paisagístico, a via passará por mudança na iluminação, reestruturação de duas praças e criação de 10 largos com áreas sombreadas para descanso. A avenida receberá uma nova arborização, com o plantio de mudas de árvores ao longo de toda a sua extensão.

Conteúdos relacionados