Prefeitura de Dourados será a primeira de MS a adotar Lei da Ficha Limpa
Nos próximos dias, o prefeito Murilo Zauith (PSB) deve encaminhar à Câmara Municipal projeto que institui em Dourados a Lei Federal 135/2010, conhecida como a Lei da Ficha Limpa. A única alteração em relação à original é a extensão das exigências também para os cargos de confiança dos poderes Executivo e Legislativo do município. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos próximos dias, o prefeito Murilo Zauith (PSB) deve encaminhar à Câmara Municipal projeto que institui em Dourados a Lei Federal 135/2010, conhecida como a Lei da Ficha Limpa. A única alteração em relação à original é a extensão das exigências também para os cargos de confiança dos poderes Executivo e Legislativo do município.
A iniciativa do prefeito surgiu a partir da solicitação de representantes da sociedade civil organizada de Dourados, feita em reunião com o prefeito na manhã de terça-feira (5), sob a justificativa de que seria o caminho mais rápido para colocar em prática a moralidade pública. A segunda opção seria um projeto de lei de iniciativa pública, mas para isso seria necessário reunir um grande número de assinaturas.
Estiveram presentes ao encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete, representantes da sociedade civil, como o bispo Dom Redovino Rizzardo, o promotor de Justiça João Linhares, o advogado César Rasslan, presidente da Subseção da OAB, além de outras instituições, entre elas a Maçonaria.
João Linhares ressaltou que esse é um procedimento que já vem sendo adotado em alguns municípios brasileiros, inclusive na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em Dourados, segundo ele, não poderia ser diferente, principalmente por conta do que a cidade enfrentou em 2009 e 2010, com os escândalos envolvendo agentes públicos.
Na avaliação de Linhares e do bispo Dom Redovino, se uma pessoa condenada por crimes praticados contra o setor público não pode exercer mandatos, também não pode atuar como cargo de confiança nos órgãos públicos. “Essa é uma forma de fechar de vez as portas para quem quer usar cargos para tirar proveito próprio”, explicou o promotor.
Totalmente favorável à lei, o prefeito de imediato aceitou o pedido dos representantes da sociedade e garantiu que nos próximos dias o projeto será encaminhado para apreciação dos vereadores. O presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM), que acompanhou parte da reunião, foi comunicado sobre o encaminhamento da proposta.
Murilo lembrou que foi escolhido para tirar Dourados do caos, em um período crítico da história da cidade. Ele entende que Dourados tem todas as condições de fazer esse debate e promover uma “limpeza moral”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Clubes de MS realizam assembleia para alterar estatuto e novo presidente da FFMS pode ser decidido
Assembleia ocorre após TJD-MS prorrogar prazo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.