Ponte do Passo do Lontra leva nome do pecuarista Alfredo Zamlutti
Um dos pioneiros de Mato Grosso, o pecuarista e banqueiro Alfredo Zamlutti, recebe mais uma justa homenagem. Nesta sexta-feira (4), o fundador do grupo Financial, que existiu por 46 anos e empregou mais de cinco mil pessoas no Brasil, cede seu nome à ponte de concreto sobre o rio Miranda. A homenagem foi ressaltada pelo […]
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Um dos pioneiros de Mato Grosso, o pecuarista e banqueiro Alfredo Zamlutti, recebe mais uma justa homenagem. Nesta sexta-feira (4), o fundador do grupo Financial, que existiu por 46 anos e empregou mais de cinco mil pessoas no Brasil, cede seu nome à ponte de concreto sobre o rio Miranda.
A homenagem foi ressaltada pelo deputado Luiz Henrique Mandetta (Democratas-MS), que falou no plenário da Câmara dos Deputados do empreendedorismo de Zamlutti. “No início dos anos 30 ele foi um dos mentores da criação do grupo Financial ao lado da família Coelho. O Banco Financial foi uma instituição bancária decisiva para trazer o progresso para a região Centro Oeste, em especial para a parte sul do então Estado de Mato Grosso”, lembrou Mandetta.
O parlamentar disse ainda: é justa a homenagem ao nominar uma ponte de concreto sobe o rio Miranda, na estrada Parque, que liga a Corumbá, sua terra natal. Aquele que dá o crédito, que reconhece a firma e que promove o progresso, na verdade, ele liga os sonhos das pessoas. Essa ponte simboliza justamente isso, ligar pessoas, realizar projetos de desenvolvimento no estado.
O neto do homenageado, Alfredo Zamlutti Neto, contou que esta é a sexta homenagem que o avô recebe. Mas, esta, em especial, é muito tocante porque o avô antes de ser banqueiro era o fomentador do Pantanal. “Ser homenageado no local onde a família começou, realmente, é muito tocante”.
A inauguração da ponte de concreto “Alfredo Zamlutti” localizada na Estrada Parque Pantanal, sobre o Rio Miranda, acontece amanhã (4), às 09 horas, na MS-184, localidade do Passo do Lontra, entre os municípios de Miranda e Corumbá.
Estrutura
A estrutura de 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura é uma referência gigantesca em comparação à antiga ponte de madeira, de apenas três metros acima do nível do rio e constantemente sujeita à inundação em período de cheia. A segurança contra inundações é garantida pela altura, 7,40 metros sobre o leito tendo como base a maior cheia histórica do Rio Miranda. A obra está de acordo com as normas da Marinha do Brasil.
Os investimentos para a construção da ponte de concreto na Estrada Parque somam R$ 16,4 milhões, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo e contrapartida de cerca de R$ 8 milhões do governo do Estado.
Além da facilidade no escoamento da produção, a ponte de concreto sobre o Rio Miranda tem grande importância para o turismo no Pantanal.
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