PM e Bombeiros poderão ser acionados por SMS em Mato Grosso do Sul
Os serviços da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderão ser acionados por SMS (mensagens curtas de texto) em Mato Grosso do Sul. Conforme projeto de lei apresentado nesta manhã, 31/10, pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, o Estado ficará autorizado a viabilizar o serviço […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os serviços da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderão ser acionados por SMS (mensagens curtas de texto) em Mato Grosso do Sul.
Conforme projeto de lei apresentado nesta manhã, 31/10, pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, o Estado ficará autorizado a viabilizar o serviço junto à Anatel e às operadoras de telefonia móvel. Para que a lei vigore, ainda é preciso que o projeto de lei seja aprovado em duas discussões, sancionado e publicado.
O objetivo, justificou o deputado, é atender às pessoas com deficiência auditiva ou àqueles impossibilitados de se comunicar através da fala. “Por exemplo, a pessoa pode estar em situação de risco, sofrendo coação, e sem condições de fazer um telefonema para pedir ajuda, mas em condições de enviar uma mensagem de texto”, esclareceu Marcio Fernandes.
O deputado menciona que no Estado de São Paulo o serviço já é utilizado com sucesso, fazendo com que as pessoas que se enquadram nas limitações possam usufruir também destes serviços por uma questão de cidadania.
O SMS de emergência já está regulamentado pela Anatel desde 20 de abril de 2011, por meio da Resolução nº 564/11. Conforme anexo à resolução, garante-se ainda que não será devido qualquer tipo de remuneração às prestadoras envolvidas nas chamadas ou nas mensagens destinadas aos serviços públicos de emergência, ou seja, tais mensagens devem ser gratuitas.
“Enfim, com o objetivo de promover a inclusão social das pessoas com deficiência, assim como beneficiar qualquer pessoa em situação de risco, é que apresento o presente projeto de lei”, disse ainda Marcio Fernandes.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.