Planurb recebe comitê da Rio+20

Na manhã de hoje (9), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) recebeu integrantes do Comitê Sul-mato-grossense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo conhecer o planejamento para a mobilidade urbana de Campo Grande. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na manhã de hoje (9), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) recebeu integrantes do Comitê Sul-mato-grossense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo conhecer o planejamento para a mobilidade urbana de Campo Grande.

Segundo a diretora-presidente do Planurb, Marta Martinez, em 2010 a prefeitura já havia finalizado os estudos para desenvolver o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Todavia, com o PAC da Mobilidade, foram necessários mais levantamentos para atender às exigências do programa e conseguir a aprovação de investimentos para alguns projetos, como por exemplo, a construção de quatro terminais (Tiradentes, Parati, Euler de Azevedo e o dos Cafezais), investimentos nos principais corredores de transporte coletivos (avenidas que ligam os Terminais Aero Rancho, Cafezais e Nova Bahia, todos passando pelo Centro da cidade), dentre outras obras.

“O PAC aprovou os projetos que atendiam ao transporte coletivo – então prioridade do Governo Federal. Além disso, só agora em janeiro foi aprovada a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e precisamos desenvolver o nosso plano à luz destas políticas”, pontuou Marta, destacando ainda que o plano será finalizado até maio, quando a população será convidada a discutir e participar do seu desenvolvimento final.

Para Simone Mamede, facilitadora do Comitê Sul-mato-grossense para a Rio+20, o encontro foi muito proveitoso, à medida que foi possível conhecer o planejamento para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana da capital. “O importante é que houve o diálogo com a administração pública. E a partir desta conversa, teremos uma participação mais efetiva. Este é o momento de compartilharmos as dificuldades e peculiaridades de Campo Grande para a construção de algo melhor”.

O presidente da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal, vereador Marcelo Bluma, afirmou que a melhor forma de conhecer o planejamento da cidade em relação à mobilidade urbana é procurar a administração pública, para a realização de um trabalho de forma integrada. “A reunião foi uma oportunidade ótima, pois o Planurb também teve o conhecimento que aqui existe um grupo mobilizado para ter uma cidade melhor”.

Comitê Sul-mato-grossense para a Rio+20

O comitê foi formado no ano passado, com o apoio do Comitê do Estado de São Paulo. Trata-se de uma organização apartidária, de multilideranças e aberto a qualquer pessoa que esteja preocupada com as questões ambientais e que busquem um mundo melhor. Um dos seus objetivos é qualificar a discussão para a Rio+20.

“Os encontros que antecedem a Rio+20 são tão importantes quanto o próprio evento, pois estamos nos fortalecendo como sociedade civil, participando de decisões. Toda a construção do nosso trabalho e a busca por alternativas mais sustentáveis, tendo sempre como base os questionamentos da comunidade, já nos preparam e causam reflexão. Nós estamos finalizando um filme sobre o nosso trabalho, que será disponibilizado em breve pela internet, e também um documento, com o levantamento das demandas e as soluções do Estado de Mato Grosso do Sul. Tudo isso nós iremos apresentar na Conferência, dentro da cúpula dos povos”, explicou Simone.

Conteúdos relacionados