Planurb recebe comitê da Rio+20
Na manhã de hoje (9), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) recebeu integrantes do Comitê Sul-mato-grossense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo conhecer o planejamento para a mobilidade urbana de Campo Grande. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na manhã de hoje (9), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) recebeu integrantes do Comitê Sul-mato-grossense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo conhecer o planejamento para a mobilidade urbana de Campo Grande.
Segundo a diretora-presidente do Planurb, Marta Martinez, em 2010 a prefeitura já havia finalizado os estudos para desenvolver o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Todavia, com o PAC da Mobilidade, foram necessários mais levantamentos para atender às exigências do programa e conseguir a aprovação de investimentos para alguns projetos, como por exemplo, a construção de quatro terminais (Tiradentes, Parati, Euler de Azevedo e o dos Cafezais), investimentos nos principais corredores de transporte coletivos (avenidas que ligam os Terminais Aero Rancho, Cafezais e Nova Bahia, todos passando pelo Centro da cidade), dentre outras obras.
“O PAC aprovou os projetos que atendiam ao transporte coletivo – então prioridade do Governo Federal. Além disso, só agora em janeiro foi aprovada a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e precisamos desenvolver o nosso plano à luz destas políticas”, pontuou Marta, destacando ainda que o plano será finalizado até maio, quando a população será convidada a discutir e participar do seu desenvolvimento final.
Para Simone Mamede, facilitadora do Comitê Sul-mato-grossense para a Rio+20, o encontro foi muito proveitoso, à medida que foi possível conhecer o planejamento para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana da capital. “O importante é que houve o diálogo com a administração pública. E a partir desta conversa, teremos uma participação mais efetiva. Este é o momento de compartilharmos as dificuldades e peculiaridades de Campo Grande para a construção de algo melhor”.
O presidente da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal, vereador Marcelo Bluma, afirmou que a melhor forma de conhecer o planejamento da cidade em relação à mobilidade urbana é procurar a administração pública, para a realização de um trabalho de forma integrada. “A reunião foi uma oportunidade ótima, pois o Planurb também teve o conhecimento que aqui existe um grupo mobilizado para ter uma cidade melhor”.
Comitê Sul-mato-grossense para a Rio+20
O comitê foi formado no ano passado, com o apoio do Comitê do Estado de São Paulo. Trata-se de uma organização apartidária, de multilideranças e aberto a qualquer pessoa que esteja preocupada com as questões ambientais e que busquem um mundo melhor. Um dos seus objetivos é qualificar a discussão para a Rio+20.
“Os encontros que antecedem a Rio+20 são tão importantes quanto o próprio evento, pois estamos nos fortalecendo como sociedade civil, participando de decisões. Toda a construção do nosso trabalho e a busca por alternativas mais sustentáveis, tendo sempre como base os questionamentos da comunidade, já nos preparam e causam reflexão. Nós estamos finalizando um filme sobre o nosso trabalho, que será disponibilizado em breve pela internet, e também um documento, com o levantamento das demandas e as soluções do Estado de Mato Grosso do Sul. Tudo isso nós iremos apresentar na Conferência, dentro da cúpula dos povos”, explicou Simone.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.