Planurb recebe comitê da Rio+20
Na manhã de hoje (9), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) recebeu integrantes do Comitê Sul-mato-grossense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo conhecer o planejamento para a mobilidade urbana de Campo Grande. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na manhã de hoje (9), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) recebeu integrantes do Comitê Sul-mato-grossense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo conhecer o planejamento para a mobilidade urbana de Campo Grande.
Segundo a diretora-presidente do Planurb, Marta Martinez, em 2010 a prefeitura já havia finalizado os estudos para desenvolver o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Todavia, com o PAC da Mobilidade, foram necessários mais levantamentos para atender às exigências do programa e conseguir a aprovação de investimentos para alguns projetos, como por exemplo, a construção de quatro terminais (Tiradentes, Parati, Euler de Azevedo e o dos Cafezais), investimentos nos principais corredores de transporte coletivos (avenidas que ligam os Terminais Aero Rancho, Cafezais e Nova Bahia, todos passando pelo Centro da cidade), dentre outras obras.
“O PAC aprovou os projetos que atendiam ao transporte coletivo – então prioridade do Governo Federal. Além disso, só agora em janeiro foi aprovada a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e precisamos desenvolver o nosso plano à luz destas políticas”, pontuou Marta, destacando ainda que o plano será finalizado até maio, quando a população será convidada a discutir e participar do seu desenvolvimento final.
Para Simone Mamede, facilitadora do Comitê Sul-mato-grossense para a Rio+20, o encontro foi muito proveitoso, à medida que foi possível conhecer o planejamento para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana da capital. “O importante é que houve o diálogo com a administração pública. E a partir desta conversa, teremos uma participação mais efetiva. Este é o momento de compartilharmos as dificuldades e peculiaridades de Campo Grande para a construção de algo melhor”.
O presidente da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 da Câmara Municipal, vereador Marcelo Bluma, afirmou que a melhor forma de conhecer o planejamento da cidade em relação à mobilidade urbana é procurar a administração pública, para a realização de um trabalho de forma integrada. “A reunião foi uma oportunidade ótima, pois o Planurb também teve o conhecimento que aqui existe um grupo mobilizado para ter uma cidade melhor”.
Comitê Sul-mato-grossense para a Rio+20
O comitê foi formado no ano passado, com o apoio do Comitê do Estado de São Paulo. Trata-se de uma organização apartidária, de multilideranças e aberto a qualquer pessoa que esteja preocupada com as questões ambientais e que busquem um mundo melhor. Um dos seus objetivos é qualificar a discussão para a Rio+20.
“Os encontros que antecedem a Rio+20 são tão importantes quanto o próprio evento, pois estamos nos fortalecendo como sociedade civil, participando de decisões. Toda a construção do nosso trabalho e a busca por alternativas mais sustentáveis, tendo sempre como base os questionamentos da comunidade, já nos preparam e causam reflexão. Nós estamos finalizando um filme sobre o nosso trabalho, que será disponibilizado em breve pela internet, e também um documento, com o levantamento das demandas e as soluções do Estado de Mato Grosso do Sul. Tudo isso nós iremos apresentar na Conferência, dentro da cúpula dos povos”, explicou Simone.
Notícias mais lidas agora
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
Últimas Notícias
Homem mata cunhado com facadas após pegar bicicleta sem autorização em Juti
Crime aconteceu no sábado e suspeito já está preso
Quem volta? Políticos se expõem ao tentar sondar efeitos de escândalo em MS
Grupo implicado em vários tipos de esquemas sai enfraquecido de escândalo em MS que despertou curiosidade e pode virar armadilha para políticos
Motorista perde controle da direção e morre após veículo capotar em Ponta Porã
Dentro do carro foram encontradas latas de cerveja e garrafas de bebidas alcoólicas.
União autoriza garantia para R$ 30,5 milhões destinados a regularizar favela Samambaia
Comunidade Samambaia é a segunda maior de Campo Grande, com 1.251 moradores
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.