Paraguaios comemoram o Dia da Independência

Missa na Capela de Nossa Senhora de Caacupé, na Praça Paraguaia, na noite desta terça-feira, celebrou o Dia da Independência Paraguaia, o Dia das Mães e do Povo. A Missa foi ministrada pelo padre Teodoro Benitez que há 15 anos celebra a data junto com a colônia paraguaia de Dourados. De acordo com o vice-presidente […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Missa na Capela de Nossa Senhora de Caacupé, na Praça Paraguaia, na noite desta terça-feira, celebrou o Dia da Independência Paraguaia, o Dia das Mães e do Povo. A Missa foi ministrada pelo padre Teodoro Benitez que há 15 anos celebra a data junto com a colônia paraguaia de Dourados.
De acordo com o vice-presidente da colônia paraguaia Eliseu Rodrigues Cristaldo, pelo menos 50 mil moradores de Dourados têm origem no país vizinho. “A missa no dia 15 é em comemoração ao Dia das Mães e no dia 14 de maio comemoramos o Dia do Povo data instituída pela Lei Estadual nº 2.235 de 29 de maio de 2001. Coincide propositalmente com a comemoração da independência do Paraguai ocorrida em 1811”, informou.
A missa teve reuniu fiéis paraguaios e brasileiros e de acordo com o Padre Teodoro a missa é celebrada em espanhol, guarani e português. “Uma linguagem que passa pelo coração celebrando a pátria paraguaia, mas também agradecendo a terra que nos acolhe”.
Houve entrada das bandeiras do Brasil e do Paraguai, homenagem à Virgem de Caacupé, louvores e mensagem bíblica.
A paraguaia Maria Verônica, 82, a “Chiquita”, veio para o Brasil com 12 de idade. Ela e o marido foram um dos fundadores da Capela de Caacupé. “Venho todos os anos nesta missa porque traz nossa cultura à memória”, ressaltou.
A Capela de Caacupé, na Praça Paraguaia, realiza missa todo segundo sábado do mês a partir das 17h30.

Conteúdos relacionados