‘Ônibus da Saúde’ chega em Fátima do Sul neste fim de semana

Neste sábado (26), o “Ônibus da Saúde” cumpre mais uma agenda da sua cruzada pela saúde das mulheres sul-mato-grossenses. Desta vez, é a cidade de Fátima do Sul que recebe o programa de prevenção da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) em parceria com o Hospital do Câncer José […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Neste sábado (26), o “Ônibus da Saúde” cumpre mais uma agenda da sua cruzada pela saúde das mulheres sul-mato-grossenses. Desta vez, é a cidade de Fátima do Sul que recebe o programa de prevenção da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) em parceria com o Hospital do Câncer José Abrão.

O ‘Ônibus da Saúde’, considerado a maior estrutura de tratamento em prevenção ao câncer do país, é composto por uma superestrutura com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. Os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que estão com os exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso há mais de dez anos”, é o que conta a médica ginecologista Maria Auxiliadora Budib, que é a responsável pela seleção dos pacientes da Cassems.

A unidade móvel de prevenção e tratamento do câncer percorre o interior do Mato Grosso do Sul desde outubro de 2011 e já atendeu mais de 2 mil pessoas. Segundo o médico oncologista e coordenador do projeto Fabrício Colacino Silva, cerca de 200 apresentaram traços da doença, sendo esta é uma estatística considerada normal e que o importante é diagnosticar a doença no início. “Se diagnosticada no início, o câncer tem maiores chances de cura e o que fazemos aqui é justamente o diagnóstico precoce” explica ele.

Fabrício conta ainda que, além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o projeto e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma. “Não deixamos a desejar a nenhum grande centro no mundo, oferecendo um tratamento digno, humanizado e com garantia de retorno” disse o oncologista em seu discurso na solenidade de abertura das atividades.

Viabilizador do programa, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que a Caixa dos Servidores tem observado que houve crescimento relevante nos números de beneficiárias com casos de câncer no útero e mama, e ressalta a função da Cassems em diminuir esses índices. “O papel social da Caixa dos Servidores é garantir um atendimento eficaz e, com o ônibus da saúde, trabalharemos com o foco na prevenção. A nossa função é tornar possível o que é necessário, e ações como essa são extremamente necessárias para a sociedade”, finaliza.

Conteúdos relacionados