Oftalmologistas realizam campanha de combate ao glaucoma com exames gratuitos

A campanha de combate ao glaucoma está sendo realizada hoje (19), no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande e vai até as 17h. A responsável pelos atendimentos é Asoft (Associação Sul-Mato-Grossense de Oftomologia), que espera atender pelo menos quatro mil pessoas de todo o Estado. De acordo com o presidente da entidade, Jânio Carneiro Gonçalves, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A campanha de combate ao glaucoma está sendo realizada hoje (19), no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande e vai até as 17h. A responsável pelos atendimentos é Asoft (Associação Sul-Mato-Grossense de Oftomologia), que espera atender pelo menos quatro mil pessoas de todo o Estado. De acordo com o presidente da entidade, Jânio Carneiro Gonçalves, essa é uma oportunidade para que a população possa verificar a pressão ocular, uma vez que o glaucoma não apresenta qualquer tipo de sintomas, a não ser em casos graves.

Para participar é preciso apenas comparecer ao colégio e pegar uma senha, que será distribuída até as 15h. O glaucoma é uma lesão do nervo óptico, relacionada à pressão ocular alta. Segundo o médico oftomolgista Elson Yamasato, durante os atendimentos é feita a verificação da doença e caso seja diagnosticado o glaucoma, o paciente é automaticamente agendado para o tratamento.

“A pessoa vem, faz o exame de pressão e se houver suspeita, faz também o de fundo de olho. Sendo confirmado o glaucoma, já é feito o agendamento no Hospital Universitário ou na Santa Casa”, explicou. Isolina Prado Nunes, 86, que já passou por uma cirurgia nos olhos, gostou muito da campanha. “Fiquei sabendo pela televisão, fui muito bem atendida e graças a Deus não foi diagnosticado nada”, disse.

O estudante Escale Abravanel Severo Costa, 9, que perdeu a visão de um dos olhos, devido ao glaucoma, também esteve fazendo a prevenção junto com seu pai. “Vim fazer o exame e meu pai também. Eu estou na quinta série e tirei 10 de educação física”, contou. A campanha é realizada todos os anos, sempre no mês de maio, já que o dia 26 é instituído o dia de combate a doença.

O presidente da Asoft informou que o glaucoma é a 3ª maior causa de cegueira irreversível no mundo e atinge principalmente pessoas acima dos 40 anos. “Tem outros casos mais específicos, mas em geral as pessoas míopes e acima dos 40 anos tem mais chance de desenvolver. Além disso, se houver histórico na família tem seis vezes mais chance, diabéticos duas vezes mais chances, afro descendentes tem três vezes mais chance e descendentes asiáticos também”, concluiu.

Conteúdos relacionados