OEA se prepara para acompanhar organização das eleições no Paraguai
A Organização dos Estados Americanos (OEA) analisa a possibilidade de enviar uma missão de observadores, na primeira semana de dezembro, ao Paraguai, a fim de acompanhar os preparativos dos partidos para as eleições presidenciais de 13 de abril de 2013. A iniciativa ocorre no momento em que o Paraguai está suspenso do Mercosul e da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Organização dos Estados Americanos (OEA) analisa a possibilidade de enviar uma missão de observadores, na primeira semana de dezembro, ao Paraguai, a fim de acompanhar os preparativos dos partidos para as eleições presidenciais de 13 de abril de 2013. A iniciativa ocorre no momento em que o Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Um grupo de representantes da OEA está em Assunção, capital paraguaia, para as primeiras reuniões com autoridades eleitorais e políticas. Integrantes do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral convidaram a OEA para observar o processo de escolha dos candidatos às eleições de 2013. O ex-presidente Fernando Lugo não definiu se irá disputar a Presidência da República ou uma vaga ao Senado. Pela Constituição, mesmo afastado do poder por um processo de impeachment, Lugo tem direito de concorrer às próximas eleições. Ontem (27), o chefe da missão da OEA em visita a Assunção, John Biehl del Río, demonstrou incômodo com a decisão do Mercosul e da Unasul de suspender o Paraguai. Segundo líderes regionais, a medida foi gerada pela suspeita de interrupção da ordem democrática no país. Para líderes políticos regionais, o processo de impeachment de Lugo, em 22 de junho, no Parlamento, em menos de 24 horas, não respeitou a democracia. As autoridades negam irregularidades. Em reuniões com autoridades paraguaias, Del Río surpreendeu ao manifestar opinião diferente das decisões da Unasul e do Mercosul. O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, amenizou o mal-estar, informando que não cabe à instituição comentar decisões tomadas por grupos regionais. *Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina e da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.