Obama e Romney disputam votos antecipados; 10 milhões já votaram
Barack Obama e Mitt Romney de concentraram neste sábado em seus apelos para que seus eleitores votem antecipadamente nas eleições presidenciais, mas a chegada do furacão Sandy à populosa costa atlântica pode atrapalhar o comparecimento às urnas. Mais de 10,5 milhões de eleitores já votaram, segundo dados do “Projeto Eleições” pertencente à Universidade George Mason, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Barack Obama e Mitt Romney de concentraram neste sábado em seus apelos para que seus eleitores votem antecipadamente nas eleições presidenciais, mas a chegada do furacão Sandy à populosa costa atlântica pode atrapalhar o comparecimento às urnas. Mais de 10,5 milhões de eleitores já votaram, segundo dados do “Projeto Eleições” pertencente à Universidade George Mason, situada próximo a Washington.
Na reta final para as eleições de 6 de novembro, ambos os candidatos mantiveram o ritmo. Obama foi neste sábado a New Hampshire (nordeste), estado em que saiu vitorioso em 2008 mas onde seu adversário ameaça. Apesar de ter apenas quatro votos, o peso deste pequeno distrito pode ser crucial em uma disputa acirrada. Mitt Romney deve visitar a Flórida (sudeste), um dos maiores distritos com 29 votos e um dos mais disputados ao lado de Ohio.
Este estado abre suas urnas neste sábado. No entanto, o furacão Sandy, que deve tocar a terra no início da semana, pode comprometer a participação antecipada. O fenômeno climático causou mudanças nas agendas de Romney e do candidato à vice-presidência democrata Joe Biden, que neste final de semana cancelaram suas viagens a Virginia Beach e Virgínia, respectivamente.
Para o professor Michael McDonald, o recorde de 41 milhões de votos emitidos antecipadamente há quatro anos (30% do total) pode ser superado, graças aos contatos telefônicos dos integrantes das campanhas, voluntários e contratados, que lembram aos eleitores os seus centros de votação e os horários. Cerca de 40% dos eleitores dos oito estados-chave já foram contatados pela campanha de Obama e 3% pelos militantes de Romney, segundo uma pesquisa realizada pelo Washington Post/ABC News, que foi publicada na sexta-feira.
Em Ohio, a votação está liberada desde 2 de outubro. Washington e outros 31 estados que permitem o voto antecipado abriram neste sábado seus centros de votação, entre eles os estados-chave de Flórida, Carolina do Norte (sudeste), Wisconsin (norte), Iowa (centro), Colorado (oeste) e Nevada (oeste), segundo dados da associação NASS. Os demais estados permitem o voto por correspondência, sendo que em alguns não é preciso justificar esta modalidade de voto.
A esta altura, os candidatos não deixam de instar os eleitores a votarem antes em seus discursos. “Não devem esperar para votar, precisamos que votem antecipadamente”, havia pedido na quinta-feira Obama na simbólica cidade de Nashua, em New Hampshire, onde pronunciou seu famoso discurso “Yes, we can”. Nesse mesmo dia, o senador Rob Portman, defendeu o voto em Mitt Romney e pediu aos eleitores que votassem antes do dia das eleições para evitar longas filas
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.