Noite Cultural encerra a Semana do Artesão
Para encerrar a Semana do Artesão, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza hoje (23), às 19 horas, a Noite Cultural do Artesão, no Mezanino da Fundação de Cultura. O evento vai homenagear os artesãos com premiações e apresentações culturais. Durante a homenagem será lançado o Expoart, um projeto do Sebrae-MS que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para encerrar a Semana do Artesão, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza hoje (23), às 19 horas, a Noite Cultural do Artesão, no Mezanino da Fundação de Cultura. O evento vai homenagear os artesãos com premiações e apresentações culturais. Durante a homenagem será lançado o Expoart, um projeto do Sebrae-MS que visa capacitar e formalizar os artesãos sul-mato-grossenses para a comercialização de produtos nos eventos esportivos da Copa de 2014.
A festa em homenagem aos artesãos terá a participação da dupla sertaneja Pedro e Ângelo. Os dois irmãos possuem formação acadêmica, exercem suas profissões, mas têm em comum a predileção para cantar e irão apresentar canções de autoria própria.
Artesanato sul-mato-grossense
Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Estado de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura de MS, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.
Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar, também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.
Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.
A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 5º Andar. Mais informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no MS
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.