Noite Cultural encerra a Semana do Artesão

Para encerrar a Semana do Artesão, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza hoje (23), às 19 horas, a Noite Cultural do Artesão, no Mezanino da Fundação de Cultura. O evento vai homenagear os artesãos com premiações e apresentações culturais. Durante a homenagem será lançado o Expoart, um projeto do Sebrae-MS que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para encerrar a Semana do Artesão, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza hoje (23), às 19 horas, a Noite Cultural do Artesão, no Mezanino da Fundação de Cultura. O evento vai homenagear os artesãos com premiações e apresentações culturais. Durante a homenagem será lançado o Expoart, um projeto do Sebrae-MS que visa capacitar e formalizar os artesãos sul-mato-grossenses para a comercialização de produtos nos eventos esportivos da Copa de 2014.

A festa em homenagem aos artesãos terá a participação da dupla sertaneja Pedro e Ângelo. Os dois irmãos possuem formação acadêmica, exercem suas profissões, mas têm em comum a predileção para cantar e irão apresentar canções de autoria própria.

Artesanato sul-mato-grossense

Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Estado de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura de MS, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.

Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar, também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.

Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.

A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 5º Andar. Mais informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.

Conteúdos relacionados