MPT capacita professores de Itaporã no combate ao trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou, no dia 31 de agosto, no laboratório de informática da Escola Sônia Teixeira Paiva, em Itaporã, a primeira oficina de formação de coordenadores e professores do projeto que visa combater o trabalho infantil. Cerca de 20 educadores, entre coordenadores e professores, participaram das palestras e debates para implantação […]

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O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou, no dia 31 de agosto, no laboratório de informática da Escola Sônia Teixeira Paiva, em Itaporã, a primeira oficina de formação de coordenadores e professores do projeto que visa combater o trabalho infantil.

Cerca de 20 educadores, entre coordenadores e professores, participaram das palestras e debates para implantação do MPT na Escola no município. O projeto MPT na Escola é realizado em todo o Brasil, com apoio das secretarias municipais de educação para prevenção do trabalho infantil, por meio da capacitação dos profissionais de educação.

 Nas oficinas, coordenadores municipais e escolares são preparados para repassar a metodologia do projeto e disseminar o conteúdo nas escolas dos municípios participantes. Em Itaporã o projeto MPT na Escola vai alcançar 129 alunos de 4 escolas municipais.

A oficina foi direcionada aos coordenadores pedagógicos e professores responsáveis pela abordagem do tema em sala de aula. A procuradora do trabalho Cândice Gabriela Arosio, titular no Mato Grosso do Sul da Coordenadora de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, falou aos coordenadores sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho e sobre a importância da luta contra a exploração do trabalho infantil.

Esclareceu também como funciona o contrato de aprendizagem. Cândice explicou conceitos, como a diferenciação de trabalho infantil e cooperação familiar, e como o projeto vai funcionar. Ao final, distribuiu o material pedagógico para aplicação do projeto nas escolas. Com o objetivo de sensibilização dos professores sobre os objetivos do projeto, foi exibido o filme “Você viu a Rosinha”?, que narra a história de uma menina filha de trabalhadores rurais que vai para a cidade estudar e acaba sendo obrigada a trabalhar como empregada doméstica e a abandonar os estudos.

Após os debates, foi realizada dinâmica para simular aplicação da cartilha em sala de aula. Durante a oficina, os professores relataram casos de trabalho infantil no município e foram orientados a fazer as denúncias no MPT ou pelo Disque 100. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a estimativa era de que, em Mato Grosso do Sul, havia mais de 50 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos ocupadas em alguma atividade.

Os dados comprovam que houve uma queda de 8,9% em relação ao números de 2000. Sobre o MPT na Escola – O projeto inicia-se com as oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais da educação.

A finalidade é preparar os educadores para que atuem como multiplicadores dos temas, o que é feito com sua abordagem nas salas de aula e por meio de palestras que abrangem toda a comunidade escolar.

O MPT realiza as oficinas de formação, fornece material de apoio pedagógico e faz o acompanhamento e a avaliação do projeto. Agora, com a realização da oficina da capacitação, os coordenadores municipais de Itaporã terão até o dia 15 de setembro para apresentar o cronograma de ações no município. Em Mato Grosso do Sul, já foram realizadas oficinas em Dourados, Anastácio e Corumbá.

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