Modelo histórico de câmera fotográfica é vendido por 2,16 milhões de euros

O protótipo de uma câmera fotográfica foi vendido neste sábado por 2,16 milhões de euros (mais de R$ 5 milhões) em um leilão na Áustria. Este foi o preço mais alto já pago por uma câmera fotográfica. O protótipo é um dos 25 modelos que foram criados em 1923 como parte do esforço para a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
O protótipo de uma câmera fotográfica foi vendido neste sábado por 2,16 milhões de euros (mais de R$ 5 milhões) em um leilão na Áustria. Este foi o preço mais alto já pago por uma câmera fotográfica.
O protótipo é um dos 25 modelos que foram criados em 1923 como parte do esforço para a fabricação da famosa câmera Leica A – o primeiro modelo compacto de máquinas com filmes de 35 milímetros a se popularizar.
Conhecida como “série zero”, apenas doze modelos do tipo existem hoje.
A câmera foi arrematada por um comprador anônimo na Galerie Westlicht, em Vienna. O lance inicial foi de 300 mil euros, e os donos da máquina esperavam receber apenas o dobro deste valor.
Mas o preço continuou subindo até atingir 1,8 milhões de euros. O restante do preço final inclui comissões e impostos.
História
O valor mostra que câmeras fotográficas têm atraído cada vez mais a atenção de colecionadores ricos. Um outro modelo da “série zero” havia sido arrematado por 1,32 milhões de euros. Há cinco anos, o mesmo modelo foi comprado por apenas 336 mil euros.
A empresa alemã Leica, especializada em lentes e microscópios, foi fundada em 1849. O engenheiro ótico Oskar Barnack, que trabalhava na divisão de microscópios da empresa, fazia fotografias amadoras. Como sofria de asma, ele quis criar uma câmera leve que pudesse ser carregada facilmente para todos os lugares.
Identificando o potencial nos filmes de 35mm – os mesmos usados pela indústria fonográfica – Barnack desenhou protótipos da Leica entre 1908 e 1923. Muitas das imagens tiradas neste período sobreviveram ao tempo.
Ao apresentar a ideia aos seus chefes, 25 modelos da “série zero” foram produzidos em uma fase de testes. Os protótipos não convenceram totalmente os donos da Leica, mas mesmo assim eles resolveram apostar no produto, lançando mil unidades da Leica A em 1925.
Em 1932, 90 mil Leicas já haviam sido vendidas. Até hoje a empresa é uma das principais fabricantes de câmeras no mundo.

Conteúdos relacionados