Mineiros peruanos são resgatados

Nove mineiros peruanos, que estavam presos a 200 metros de profundidade desde a última quinta-feira após o desmoronamento de uma mina no sul do país, foram resgatados com vida nesta quarta-feira (11), afirmaram autoridades locais. Os trabalhadores foram socorridos um por um às 7h hora local (9h de Brasília) da mina ‘Cabeza de Negro’, no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nove mineiros peruanos, que estavam presos a 200 metros de profundidade desde a última quinta-feira após o desmoronamento de uma mina no sul do país, foram resgatados com vida nesta quarta-feira (11), afirmaram autoridades locais.

Os trabalhadores foram socorridos um por um às 7h hora local (9h de Brasília) da mina ‘Cabeza de Negro’, no sul do Peru, sem ferimentos graves. O estado de saúde deles é estável. Segundo testemunhas, eles usavam óculos-escuros para proteger os olhos da claridade.

Logo depois do resgate, eles se encontraram com familiares e com o presidente do Peru, Ollanta Humala. A equipe de salvamento, que contou com policiais e bombeiros, também usou um tubo, pelo qual forneciam oxigênio e comida aos mineiros, para se comunicar com eles, que tinham entre 22 e 59 anos.

Localizada a 300 quilômetros do sul da capital Lima, a ‘Cabeza de Negro’, na cidade de Ica, é uma das muitas minas artesanais do Peru, onde os trabalhadores arriscam suas vidas para extrair cobre e outros metais. No ano passado, mais de 50 pessoas morreram em acidentes em minas de prata, ouro e metal no Peru.

Conteúdos relacionados