MEC vai criar cerca de 2,5 mil vagas em medicina até 2014

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última segunda-feira a criação de quase 2,5 mil vagas nos processos seletivos para o curso de medicina, o que representa um aumento de 15% na área. Cerca de 2 mil postos serão oferecidos em universidades federais e outros 500 em particulares. A ampliação terá início no segundo semestre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última segunda-feira a criação de quase 2,5 mil vagas nos processos seletivos para o curso de medicina, o que representa um aumento de 15% na área. Cerca de 2 mil postos serão oferecidos em universidades federais e outros 500 em particulares. A ampliação terá início no segundo semestre deste ano e se estenderá até 2014. As instituições que participarão do processo ainda não foram divulgadas.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, todas as regiões terão novas vagas, mas a prioridade serão áreas carentes, em especial do Norte e Nordeste do Brasil. No governo Lula, a abertura de postos em cursos de medicina foi freada, desde que o Conselho Federal de Medicina (CFM) afirmou que havia profissionais demais no País. Atualmente, o governo Dilma diz que dados provam que é necessário aumentar este número. Nas universidades federais, o investimento será direto da União. Já nas particulares, será feita uma liberação de pedidos de abertura de postos que estavam parados no governo.

Conteúdos relacionados