Londres terá 12 mil eventos culturais durante o período dos Jogos Olímpicos

Londres terá dias de agitação esportiva e cultural durante os Jogos Olímpicos, já que além das competições esportivas, 12 mil eventos acontecerão na cidade a partir da próxima quinta-feira indo até o dia 9 de setembro, quando terminarão os Jogos Paralímpicos. O Festival Londres 2012 foi apresentado nesta terça-feira, como parte da Olímpiada Cultural realizada […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Londres terá dias de agitação esportiva e cultural durante os Jogos Olímpicos, já que além das competições esportivas, 12 mil eventos acontecerão na cidade a partir da próxima quinta-feira indo até o dia 9 de setembro, quando terminarão os Jogos Paralímpicos.

O Festival Londres 2012 foi apresentado nesta terça-feira, como parte da Olímpiada Cultural realizada na capital britânica. Durante 12 semanas, o público que estiver na cidade poderá conferir de graça peças de teatro, exposições, com a participação de mais de 25 mil artistas, de 204 nacionalidades.

“Marcará o início de um verão como nenhum outro”, definiu Ruth Mackenzie, a diretora da Olímpiada Cultural e do Festival. Ela ressaltou que essa é uma experiência cultural única na história dentro de outra experiência única, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A abertura do Festival Londres 2012 ganhou o nome de “O grande concerto”, um evento ao ar livre, no Castelo de Stirling, no sul da Escócia, com apresentação da Orquestra Sinfônica Simon Bolívar, dirigida pelo venezuelano Gustavo Dudamel.

Ainda nesta quinta-feira, coincidindo com a chegada da tocha olímpica ao lago Windermere, o maior da Inglaterra, a companhia francesa Les Commandos Percu fará um espetáculo de luzes e cor para 10 mil pessoas.

No País de Gales, no jardim botânico de Carmarthen, no oeste do país, o artista britânico Jeremy Deller apresentará a obra “Sacrilégio”, uma réplica inflável do monumento Stonehenge.

Yoko Ono, ex-mulher de John Lennon, participará do primeiro dia do Festival com sua obra “Imagine Peace”, uma iniciativa contra a violência, que ser transmitida em telões instalados em diversos pontos do Reino Unido.

No fim de semana, 100 mil pessoas são esperadas em um grande show em Hackney, no leste de Londres. Um dos eventos mais destacados do festival contará com apresentações de Jay-Z, Rihanna, Jessie J e do DJ francês David Guetta.

 

Conteúdos relacionados