Jovens indígenas promovem ação sobre o combate ao alcoolismo e recebem apoio de Kemp

Jovens universitários Terena e que moram na Aldeia Buriti, em Dois Irmãos do Buriti, realizam o 3º Encontro de Jovens Indígenas de MS no Combate ao Alcoolismo. Os debates acontecem nos dias 19, 20, 21 e 22 de julho na Aldeia La Lima, no município de Miranda e a expectativa é de reunir ao menos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Jovens universitários Terena e que moram na Aldeia Buriti, em Dois Irmãos do Buriti, realizam o 3º Encontro de Jovens Indígenas de MS no Combate ao Alcoolismo. Os debates acontecem nos dias 19, 20, 21 e 22 de julho na Aldeia La Lima, no município de Miranda e a expectativa é de reunir ao menos 500 pessoas de oito comunidades indígenas das cidades de Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Sidrolândia.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apoia a iniciativa dos jovens que estiveram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta tarde (27), quando conversaram sobre o evento, os problemas que os jovens têm enfrentado nos municípios. O grupo é formado por acadêmicos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e tem tomado atitudes para levar melhores condições de vida para a comunidade.

O parlamentar conversou com Osmanyr Bernardo Farias, 22, que acaba de concluir o curso de Administração de Empresas; Devane Alves Gabriel, 23, acadêmica de História; Dayane Bernardo Farias, 24, do curso de Enfermagem e Antonio Fernandes Bernardo, 30, professor de Geografia na UCDB.

Segundo o grupo, o problema do alcoolismo é preocupante dentro das comunidades e a cada seminário de debates é notada uma melhoria por conta do esclarecimentos levados para os jovens. O despertar da cidadania entre os acadêmicos indígenas é segundo o parlamentar algo importante e que precisa ser estimulado, pois os jovens têm a força para quebrar paradigmas e propor ações transformadoras. Os jovens indígenas precisam ser ouvidos sempre, segundo Kemp.

O deputado foi autor da Lei que regulamenta a proibição na venda de bebidas alcoólicas para jovens em MS e prevê além dos cartazes perto das gôngolas dos supermercados a exigência na apresentação do documento de identidade na hora da compra caso haja a suspeita de ilegalidade.

Conteúdos relacionados